Apesar de a Black Friday ter sido apenas há alguns dias, e algumas lojas ainda estarem em promoção… Continua a ser muito complicado construir um sistema com muito memória RAM DDR4, ou obter uma placa gráfica topo de gama.

No entanto, nem tudo é mau, visto que o armazenamento SSD é agora extremamente barato e fácil de arranjar!

Esta queda nos preços não é de agora, tem sido uma constante durante todo o ano de 2018… Mas agora, já existem alguns modelos em que o custo por Gigabyte ronda os 10 cêntimos ou menos! Uma marca que muito dificilmente alguém iria acreditar que pudesse ser possível tão cedo. O mais interessante, é que nem sequer estamos a falar de modelos de gama branca, mas sim SSDs bem interessantes como o Crucial MX500, e similares.

ssds

Excelentes notícias para quem está agora a montar um sistema, quer fazer uma grande atualização no seu sistema, ou apenas quer aumentar significativamente a capacidade de armazenamento da sua máquina.

Isto é tudo muito bom, mas curiosamente, os preços vão baixar ainda mais! A NAND flash poderá baixar ainda mais durante o próximo ano, nomeadamente, quando as drives QLC da Samsung chegarem ao mercado.

Em paralelo, o mercado de discos rígidos tradicional (HDD) está também em franca queda de preços! Aliás, o Gigabyte está agora ao preço da chuva neste mercado.

Claro que este tipo de estudos de mercado, utiliza quase sempre o mercado Norte Americano como base, mas é expectável que esta tendência chegue à Europa muito rapidamente.


Em sentido contrário, o preço do restante Hardware de PC continua a aumentar!

motherboards e placas gráficas

A quebra no mining de moedas virtuais, foi também, muito curiosamente, o começo do ‘fim-do-mundo’! Para as principais fabricantes de motherboards e placas gráficas! Com estas agora a passar algumas dificuldades, e com o cenário bastante negro para os próximos meses.

De acordo com algumas fontes, além da quebra na procura de componentes pelos entusiastas de mining… Outros fatores como a guerra económica entre os Estados Unidos e a China também não estão a ajudar nada a resolver as coisas… Posteriormente, temos ainda a NVIDIA, que resolveu lançar as novas GeForce RTX a preços extremamente altos.

Leia mais aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.