Inicio Hardware Intel vai lançar mais processadores de 14nm para lutar com a AMD

Intel vai lançar mais processadores de 14nm para lutar com a AMD

14Se o modelo de lançamentos ‘tick-tock’ da Intel tivesse aguentado… O processo de fabrico de 14nm, deveria ter sido usado para apenas duas micro-arquiteturas, ‘Broadwell’ e ‘Skylake’! Em que a ‘Broadwell’ deveria ter sido uma melhoria incremental do processo de 22nm, e a ‘Skylake’ uma micro-arquitetura completamente nova, usando o agora maduro processo de 14nm.

No entanto, as linhas de produção da Intel começaram a ter problemas em 2015/2016… E assim, o processo de 14nm, acabou por ser a base de mais três gerações de processadores! A sétima geração ‘Kaby Lake’, oitava geração ‘Coffee Lake’, e finalmente a atual e nona geração ‘Coffee Lake Refresh’.

As duas mais recentes até trouxeram algumas inovações há muito esperadas, como o aumento do número de núcleos… Isto claro, depois da AMD ter lançado os primeiros processadores de 8 núcleos e 16 threads do mercado.

Contudo, parece que os mais recentes processadores de oito núcleos da Intel não irão ocupar o trono da gigante durante muito tempo, visto que já existe uma outra micro-arquitetura em desenvolvimento, denominada de ‘Comet Lake’.

Intel vai

Infelizmente, após uma série interminável de adiamentos, o processo de 10 nm da Intel apenas deverá dar um de sua graça no fim do proximo ano! Entretanto, a AMD já deverá ter lançado a sua série de processadores baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm. (Primeiras unidades esperadas em Dezembro de 2018.)

Como é normal, a Intel tem algum medo desta nova oferta da AMD… Afinal de contas, estes processadores de 7nm vão chegar ‘já’ ao mercado. Enquanto que os 10nm da Intel irão apenas chegar em 2019 ou quem sabe…2020.

Por isso, a Intel quer apostar na sua vantagem competitiva, a performance por núcleo de processamento! Ao lançar um novo processador ‘Comet Lake’ com 10 núcleos, baseado no processo de 14nm. No entanto, muito dificilmente as especificações irão mudar em relação ao antigo design dos processadores ‘Skylake’… Ou seja, deverá reter a mesma hierarquia de cache, com 256KB de cache L2 por cada núcleo, e 20MB de cache L3 partilhada.

Afinal de contas, nem tudo é um mar de rosas no lado da AMD

Os primeiros processadores de 7nm da AMD irão ser lançados para o mercado empresarial, e não para o mercado de consumo…

Em paralelo, curiosamente, a CEO da AMD ‘Lisa Su’, até se tentou afastar das perguntas acerca de uma data de lançamento dos produtos Ryzen 3000 para o mercado tradicional de consumo… Será que os novos Ryzen irão falhar a data de lançamento prevista?


Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

3 COMENTÁRIOS

  1. Titulo e materia tendenciosos. A amd nunca nem competiu de igual c a intel…sera q amd melhorou tanto assim??? Tomara q seja verdade mas…num mundo capitalista…duvido muito…

  2. A AMD melhorou muito em 2017, ao introduzir os primeiros Ryzen no mercado! Que apesar de não conseguirem competir em performance, competiam em número de núcleos e claro… Preço!

    Dito isto, enquanto a AMD melhora os seus processos de fabrico e arquiteturas, a Intel está em sofrimento, aliás, os 10nm da Intel irão chegar apenas no fim de 2019, ou quem sabe, 2020! Entretanto, a AMD já está pronta a lançar os primeiros produtos de 7nm… E aqui talvez as coisas mudem muito no campo da performance.

  3. A matéria foi coerente. Não vi nada tendencioso. É a realidade atual.
    Eu ainda gosto e uso CPUs Intel, mas já tenho preferido CPUs AMD e tem muito me agradado.
    É bom a Intel ficar esperta senão vai sim ficar pra trás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Quem ganha? Será a Apple capaz de ‘bater’ a sua rival Samsung?

Ah... A velha rivalidade Samsung vs Apple, ou Android vs iOS! A tecnologia está em constante evolução, mas há tanta coisa que fica sempre...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...

A primeira promoção de Halloween da Epic Games Store começou!

A primeira promoção de Halloween da Epic Games Store começou! - Já não é novidade para ninguém que a Epic Games Store não conta...

Google Chrome: prepare-se para ter publicidade no browser!

Quando visitamos diversos sites é normal tropeçarmos em publicidade. No entanto, agora pode aparecer fora dos sites, propriamente ditos. Assim, podemos começar a receber...

Já pode instalar as apps Google nos smartphones Huawei! Veja

Não é surpresa que os dispositivos da Huawei e Honor lançados no ano passado não incluem os Google Mobile Services. É exemplo disso, o...