OS SSD M.2 NVMe estão ficar mais rápidos que a memória RAM!?

NVMe

OS SSD M.2 NVMe estão ficar mais rápidos que a memória RAM!? – Mais ou menos… Vamos tentar perceber! Os discos SSD NVMe já conseguem atingir os 4 GB/s em velocidades de transferência, o que é sem dúvida incrível, mas ainda muito longe daquilo que a memória DDR4 é capaz de alcançar.

É que caso não saiba, a memória RAM DDR4 mais banal consegue atingir os 20 GB/s, enquanto os módulos mais rápidos, chegam a uns incríveis 25 GB/s. Portanto, como o NVMe apenas usa 4 lanes PCIe, poderíamos ‘teoricamente’ chegar perto das velocidades da RAM DDR4, utilizando cerca de 16 lanes.



SSD NVMe

Dito isto, já ultrapassámos a velocidade da memória RAM DDR1, e até estamos a chegar muito perto, da velocidade da memória DDR2. O que é sem dúvida espantoso! Ainda para mais, quando chegamos a conclusão, que tudo foi conseguido, utilizando apenas a interface PCIe 3.0…

Mas a interface PCIe 4.0 está a chegar! 

As atuais drives SSD NVMe M.2, utilizam 4 lanes da interface PCIe 3.0. Contudo, a AMD está neste momento a fazer um forte investimento na próxima geração, PCIe 4.0, que vai trazer o dobro da velocidade.

Assim, 4 lanes PCIe 4.0, deverão ser capazes de oferecer 8 GB/s. O que curiosamente, é algo muito perto da velocidade da memória RAM DDR3. Aliás, se utilizássemos 16 lanes, até a memória DDR4 ficaria a comer pó. (32 GB/s)

Portanto, apesar de ainda não termos alcançado a estonteante velocidade da memória RAM… Estamos muito perto de o conseguir!

Contudo, aqui estamos apenas a considerar a escrita e leitura sequencial. A memória RAM é um tipo especial de memória, que é diretamente acedida pelo CPU, e para manter as tarefas a funcionar de forma conveniente, o tempo de resposta tem de ser super rápido.

Para ter noção do tempo de resposta, a ‘velhinha’ RAM DDR1, tem um tempo de resposta medido em nano-segundos. Dito isto, a mais recente DDR4, responde em menos de um nano-segundo.

A memória RAM DDR4, é 500.000~1.000.000 vez mais rápida a responder, em relação a uma drive NVMe.

Memória RAM

Similarmente, algo muito importante no meio disto tudo, está escondido no nome da RAM… “Random Access Memory”. Assim, em leituras sequenciais, a memória NVMe é quase tão rápida quanto a RAM DDR2. Mas em leituras aleatórias, estes SSDs nem chegam aos calcanhares da muito antiga memória SDRAM.

Por fim, se acha que estamos a chegar ao fim da linha para a memória RAM… Está muito enganado. Já para não falar que as drives SSD NVMe têm um limite de vezes, em que a informação pode ser escrita.



Só para ter noção, um kit de memória RAM poderá durar-lhe 20 anos, com um uso normal. O mesmo não pode ser dito de um SSD deste tipo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.