Inicio Hardware SSD da PS5 impressiona? Samsung já tem um SSD capaz de 7GB/s

SSD da PS5 impressiona? Samsung já tem um SSD capaz de 7GB/s

A Samsung lançou finalmente o seu novo SSD 980 Pro PCIe 4.0 NVMe M.2 capaz de uma velocidade máxima de leitura a rondar os 7000 MB/s!

Ou seja, o mundo do PC Gaming já tem uma solução capaz de rivalizar cpm o tão badalado SSD Custom da Sony PlayStation 5. (Um SSD criticado por Linus Sebastian do canal de YouTube LinusTechTips. Mas que rapidamente também obrigou o YouTuber a vir pedir desculpa publicamente! Depois de este perceber como funciona afinal a solução da Sony em comparação com os SSDs do mundo dos PCs.)



SSD da PS5 impressiona? Samsung já tem um SSD capaz de chegar aos 7GB/s! O problema é que muito provavelmente irá custar o mesmo que a consola da Sony

SSD capaz

Portanto, é mais do que obvio que estamos prestes a entrar num mundo em que os entusiastas irão discutir apaixonadamente o duelo SSD PS5 vs SSD Samsung 980 Pro.

Afinal de contas, desde que a drive da Samsung foi originalmente anunciada em Janeiro na CES 2020. Que os fãs do mundo dos PCs andam a desesperar pela chegada deste SSD… Que claro está, apenas chega agora ao mercado devido ao COVID-19.

Mas vamos ao que interessa! A Samsung vai lançar três versões do 980 Pro (1TB, 500GB e 250GB). Onde claro está, a versão de 1TB é a mais rápida, conseguindo oferecer uma velocidade máxima de leitura de 7000MB/S e uma velocidade sequencial de escrita à volta dos 5000MB/s. Entretanto, o Samsung 980 Pro é capaz de chegar ao 1 milhão de IOPS (operações input/output por segundo)

Dito tudo isto, como é normal no mundo dos SSDs, as versões de 500GB e 250GB são um pouco mais lentas.

Ainda assim, humilham as antigas versões PCIe 3.0. Aliás, segundo a Samsung, os novos SSD são 2x mais rápidos que os ‘velhinhos’ PCIe 3.0! Sendo também 12.7x mais rápidos que as drives SATA SSD.

Curiosamente, apesar do novo 980 Pro conseguir meter o SSD da PlayStation 5 em ‘xeque’ graças à sua velocidade de leitura de 7000MB/s. Não nos podemos esquecer da ‘magia’ da Sony, que consegue meter o SSD custom a conseguir passar 8~9GB/s de informação comprimida.

Quanto aos preços, ainda não existe nada anunciado, mas a versão de 1TB dos Samsung 970 Pro custa atualmente cerca de 330€. Contudo, eu não esperaria o novo SSD de 1TB a chegar ao mercado com esse preço… Acho muito sinceramente que o SSD da Samsung vai basicamente custar o mesmo que uma consola de nova geração.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 COMENTÁRIO

Leia também

(Mini-Review) ASUS ZenFone 7 Pro: Que maquinão!

ASUS ZenFone 7 Pro: Que maquinão! - Apesar de ter testado alguns dos pesos pesados do ano passado, onde tenho de incluir o Galaxy...

Atenção! A Marvel planeia lançar 4 filmes já em 2021!

Devido a toda a pandemia de COVID-19 que ainda se faz sentir um pouco por todo o mundo, muitos filmes viram o seu lançamento...

Oops? Homem Aranha na PS5 mostra um Perter Parker diferente!

Desde que foram anunciadas as consolas de nova geração, muitos foram os jogos que vieram imediatamente à baila para serem lançados logo após a...

Tem falta de dinheiro em GTA V? Outubro traz novidades!

Apesar de tudo o que a Rockstar já implementou no jogo, todos os assaltos e até o casino. Ainda existe uma série de jogadores...

Xiaomi Mi 10T Pro: vale mesmo a pena fazer o upgrade?

A Xiaomi apresentou ontem os novos smartphones Xiaomi Mi 10T. O hype à volta destes equipamentos foi grande e de facto já se arrastava...