Inicio Jogos SSD da PS5 aumenta performance sem qualquer toque dos 'devs'!

SSD da PS5 aumenta performance sem qualquer toque dos ‘devs’!

O SSD da PS5 continua a ser o grande mistério da consola da Sony! Ao fim ao cabo, em vez de falarmos do CPU, GPU, RAM, etc… Andamos a falar da velocidade de leitura de uma singela drive de armazenamento. Sabe porquê? Porque esta ‘novidade’ tem o potencial de mudar completamente o mundo dos videojogos, ao possibilitar mundos abertos maiores e mais detalhados, tal é a velocidade do envio da informação do SSD para o resto do sistema da consola.

Dito isto, parece que o SSD da PS5 nem precisa de grandes toques dos estúdios, visto que a sua velocidade já está a aumentar a velocidade dos jogos de forma natural, sem qualquer patch ou otimização.



SSD da PS5 aumenta performance sem qualquer toque dos devs

SSD da PS5 aumenta

Portanto, no evento ‘Road to PS5’, em que Mark Cerny subiu a um palco virtual para falar das especificações da PS5. O arquiteto de sistemas disse com todos os dentes que tinha na boca que o SSD ‘Custom’ de 12 canais que dá vida à PS5, é tão rápido, que os developers vão ter de arranjar um qualquer tipo de solução para meter um travão no hardware.

Uma afirmação que na verdade muitos de nós não levou a sério, visto que parecia ser maketing puro…



Contudo, agora que temos cada vez mais relatos dos estúdios com projetos em desenvolvimento para a consola… Parece que existe mesmo um fundo de verdade nesta afirmação! Afinal de contas, parece que os developers não precisam de levantar um único dedo da sua mão para conseguir muitos dos benefícios do SSD PCIe 4.0 da PS5. Algo que deverá ser extremamente interessante de ver nos jogos pensados para a PlayStation 4. Ao fim ao cabo, quem é que não está já farto de esperar 5min até que Last of Us 2 ou Days Gone faça loading de toda a informação?

Dito tudo isto, o que estamos aqui a dizer não significa que os estúdios não arranjem as suas próprias soluções para retirar ainda mais rendimento do SSD.

Afinal, a Epic Games até teve de fazer algumas modificações no seu novo motor de jogo Unreal Engine 5. De forma a conseguir aproveitar o que este componente realmente tem para oferecer.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

COVID-19: é perigoso receber encomendas vindas da China?

Passado tantos meses depois do início da pandemia, o mundo continua a estar alerta com as devastadoras e fatais consequências do famoso coronavírus! Afinal...

Google Fotos acaba de receber uma grande novidade no Android!

O Google Fotos é uma aplicação imprescindível em qualquer smartphone. É que graças a ela nunca perdemos qualquer fotografia ou vídeo. Fica tudo armazenado...

Samsung Galaxy A42 5G: renderizações estão na Internet!

A Samsung está a apostar forte nos smartphones 5G. Especialmente no campo da gama média. O primeiro passo foi dado com o Galaxy A51...

NVIDIA resolveu o problema das RTX 30! (Mas baixou as frequências)

Como deve saber, o (reduzido) stock de placas RTX 3080 está a dar problemas a quem fez tudo por tudo para conseguir meter as...

(Especial) A LG ‘estranha’ está de volta! E ainda bem!

Quando estamos inseridos numa indústria como a tecnológica, nomeadamente a de smartphones, começa a ser um pouco aborrecido ver aparelhos que são no fundo...