A Sony PlayStation 5 ‘Digital Edition’ pode ser uma ideia horrível

Como já deve saber, a Sony revelou duas versões da sua consola de nova geração, a PlayStation 5 ‘normal’ e a PlayStation 5 ‘Digital Edition’, com a grande diferença entre as duas a ser o desaparecimento do leitor Blu-Ray 4K na versão digital, o que claro está, deverá significar que este segundo modelo chegará um pouco mais barato ao mercado.

É uma estratégia interessante, que curiosamente até já foi implementada pela Microsoft há alguns anos atrás com a Xbox One-S All Digital… Uma consola que acabou por ser um flop! Tudo porque o seu preço ligeiramente mais baixo não era suficiente para contra-balançar os aspetos negativos de não ter uma drive para ler os jogos.

No entanto,  estamos em 2020, e com a nova década, não só temos epidemias globais capazes de por o nosso estilo de vida em causa, como também temos um novo foco no streaming e download de conteúdo digital! O problema é que a Sony não tem nem de perto nem de longe o mesmo ecossistema que a Microsoft tem ao seu dispor. Por isso, se a Xbox One S ‘All Digital’ falhou… É bem provável que esta nova PS5 vá pelo mesmo caminho.



A Sony PlayStation ‘Digital’ pode ser uma ideia horrível

ps5

Portanto, apesar da Sony ser a líder do mercado de consolas, a verdade é que não tem um ecossistema tão forte em comparação ao que a Microsoft tem nas suas mãos.

Afinal, o Game Pass está a ser um sucesso brutal, enquanto o PlayStation Now não está a falhar, mas está muito longe dos números do serviço rival. Isto já para não falar do facto do Game Pass estar disponível em mais países, com pacotes mais apelativos por ser considerado um ‘add-on’ em várias subscrições. Entretanto, o PS Now é um serviço completamente à parte do PS Plus. Além disso, com o PS Now apenas poderá fazer streaming de jogos, enquanto no Game Pass pode mesmo sacar os jogos para a sua máquina.

Em suma, a Microsoft está bem mais preparada neste campo, e mesmo assim… O seu esforço na forma da Xbox One S All Digital foi um falhanço. O que muitos afirmam ter sido devido ao seu preço, visto que era apenas ~50€ mais barata em relação ao modelo normal.

Dito tudo isto, sem leitor Blu-Ray, vai ser necessário mais armazenamento na versão digital da consola!

Contudo, não é ainda claro se a PS5 ‘Digital’ base vai ter esse acréscimo de armazenamento, ou se irá apenas perder o leitor para apresentar os mesmos 825GB da versão base da consola normal.

Ao fim ao cabo, se os atuais jogos para a PS4 e Xbox One já ocupam entre 100~200GB (a olhar para ti CoD: Warzone), consegue imaginar o espaço que um jogo de nova geração irá ocupar? Consegue imaginar uma PS5 com 825GB a com mais de 2 ou 3 jogos instalados? Eu não!

Claro que pode gastar mais um pouco e meter um SSD NVMe para completar o armazenamento, mas por essa lógica, se calhar faz mais sentido optar imediatamente pela versão normal da consola, em vez de optar pela versão ‘digital’ mais barata.

Em suma, a não ser que a Sony mude a sua estratégia de serviços, e apresente uma diferença de preços interessante entre as duas versões… Não estou a ver a PS5 ‘Digital Edition’ a ser um sucesso.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário