Inicio Apple Apple sem Intel!? Estará a gigante da maçã pronta para o desafio?

Apple sem Intel!? Estará a gigante da maçã pronta para o desafio?

Andamos há vários anos a ver a Apple a dominar completamente o mundo dos processadores para smartphones e tablets, chegando a oferecer chips capazes de chegar ao nível de performance de alguns processadores Intel para portáteis, isto ao mesmo tempo que gastavam muito menos energia. Aliás, a própria Apple afirmou com todos os dentes da sua boca, que o iPad Pro de 2018 era mais rápido que 92% dos portáteis no mercado.

Ou seja, esta decisão da Apple não é um choque para ninguém, visto que nem é a primeira vez que tal coisa acontece… A Apple já terminou relações com a Motorola, e posteriormente com a PowerPC, antes de chegar aos braços da Intel.



Pois bem, agora é mesmo oficial! A Apple mandou a Intel para o bilhar grande, para depender apenas e só dos seus processadores baseados na arquitetura ARM!

Algo muito interessante, mas que é certamente um risco para a gigante Norte Americana! Será que os chips ARM da Apple são tão ou mais poderosos em comparação com tudo aquilo que a Intel oferece? Ou a AMD?

Apple sem Intel!? Estará a gigante da maçã pronta para o desafio?

Apple sem Intel
Será que a Apple vai ser capaz de levar a performance dos seus chips ARM Bionic para o mundo dos portáteis e PCs desktop?

Afinal de contas, ao contrário de vários eventos de lançamento do passado, a Apple não mostrou comparações, ou disse frases típicas como ‘O processador mais rápido de sempre‘. Aliás, a empresa ignorou toda e qualquer menção a esse assunto.

Em vez disso, a giganta da maça apenas fez algumas promessas acerca do futuro.

A Apple apenas mostrou aquilo que o já conhecido SoC A12Z Bionic é capaz de fazer com programas pensados para PCs Desktop, ao correr versões ARM do Microsoft Office, Adobe Photoshop e Lightroom. Além disso, também mostrou três streams 4K de vídeos no Final Cut Pro, mostrou o Cinema 4D a funcionar em pleno, entre outras coisas do género, para dar a confiança aos developers, mas principalmente aos consumidores que tudo irá correr bem no futuro ARM da empresa.

Em suma, a Apple parece estar a pedir a confiança dos developers e consumidores, ao dizer frases como “vamos chegar a um nível completamente novo de performance!“. No entanto, ainda ninguém viu essa performance no mundo real.

Apple sem Intel

Curiosamente, a única coisa que a Apple é capaz de dizer sem problemas, é que os novos chips ARM irão oferecer a melhor performance por watt da indústria. O que é porreiro… Mas é uma frase enganadora… Visto que este sempre foi o ponto dos dos chips ARM.

O problema agora é que a Apple não está a criar processadores para smartphones ou tablets, mas sim para portáteis e computadores desktop.

E claro está, aumentar a performance destes chips, não é uma questão de aumentar o ‘sumo’ (os Watts), é toda uma questão de design e implementação da tecnologia. Ou seja, a Apple tem de pegar nesta arquitetura super eficiente, para criar algo realmente fora de série para um mundo bem mais exigente que o mundo mobile (Smartphones e Tablets).

Curiosamente, a Intel tentou fazer algo bastante similar nas gamas mais baixas de MacBooks, ao implementar os Intel Core M e Y, chips que metiam a eficiência em primeiro lugar, mas que infelizmente desiludiram forte e feio na performance.

Temos de esperar para ver o que o primeiro MacBook ARM irá ser capaz de oferecer! Mas não esperaria algo de super poderoso. Caso contrário, a Apple teria terminado a relação com a Intel no imediato. Aliás, a Apple é famosa por fazer exatamente isso, acabar com as coisas logo no momento, para apostar nas suas próprias soluções. No entanto, desta vez, a Apple vai estender a parceria com a Intel durante pelo menos mais 2 anos… O que é estranho.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

(Especial) Quanto vale a sua placa gráfica neste momento?

Antes de mais nada, como deve imaginar, já não é novidade para ninguém que as recentemente anunciadas e lançadas NVIDIA RTX 30 deram uma...

(PlayStation 5) Os jogos PS4 podem ter problemas na consola

Novas informações acerca da retrocompatibilidade da PlayStation 5 acabaram de chegar à Internet! Tudo graças a código fonte encontrado no site PlayStation.com. E pelos...

Quer aumentar a performance do seu Ryzen 3000? Use isto!

Ainda se lembra da ferramenta pensada para os Ryzen baseados na arquitetura Zen 2? Uma aplicação criada com o único intuito de aumentar a...

Más notícias? Netflix vai ser mais cara em 2021!

Na minha opinião, o valor pedido pela subscrição da plataforma de streaming Netflix faz todo o sentido, tal é a quantidade e qualidade de...

Streamer da Twitch já vai com 1000h de live e ainda não parou!

Costuma-se dizer que os recordes foram criados para mais tarde serem batidos. O que leva, por vezes, várias pessoas ao limite. Gostam de se...