SSD da PlayStation 5 vai impressionar até os entusiastas de PC

PlayStation 5

SSD da PlayStation 5 – No início da semana, a Sony surpreendeu tudo e todos, a confirmar vários detalhes acerca do hardware da sua nova PlayStation 5.

Portanto, agora já temos a certeza que a consola de nova geração, irá utilizar um CPU Ryzen de terceira geração, bem como um GPU Navi… No entanto, talvez ainda mais interessante que isto, é a confirmação do uso de armazenamento SSD na PS5!

A ideia aqui é diminuir ao máximo os tempos de ‘loading’, bem como aumentar o desempenho da consola, no seu todo



Em boa verdade, hoje em dia, estamos habituados a jogos de mundo aberto, com tamanhos de 100GB+. E claro, com tanta informação armazenada nos discos rígidos, é normal que a consola demore muito tempo a carregar os dados. E assim, isso tenha algum impacto na performance real do jogo.

SSD da PlayStation 5

Para demonstrar o futuro do gaming, Mark Cerny, arquitecto da Sony, demonstrou aquilo que o armazenamento personalizado da PS5 irá conseguir alcançar. Ao correr o popular jogo Spider-Man, na PS4 Pro e DevKit da PS5! Conseguindo diminuir o tempo de ‘loading’ de 15 segundos para menos de 1 segundo!

Ao fim ao cabo, no Spider-Man, e noutros jogos, a velocidade de movimentação do jogador, é limitada na velocidade com que a consola consegue ler dados do seu disco.

E pelos vistos, na nova PS5, esta limitação é quase inexistente

PlayStation 5 logo, SSD da PlayStation 5

Portanto, graças a esta evolução, é bem provável que o aparecimento de texturas aos poucos, seja algo do passado! E assim, jogos de corrida ou simuladores de voo, ganham um outro nível de imersão e realismo.

Infelizmente, a Sony não revelou as especificações do seu SSD. Mas pelos vistos, irá ser uma solução personalizada, com um controlador feito pela própria empresa Japonesa. Um pouco como a Apple faz com os seus MacBooks.

Curiosamente, a Sony até entrou no mercado de SSDs! Por isso é perfeitamente capaz de criar as suas próprias soluções de armazenamento. Isto, a um preço extremamente mais baixo… E claro, é capaz de criar sistemas pensados para as suas próprias necessidades!

Em suma, a PlayStation 5 parece cada vez mais interessante… Mas alguns rumores, apontam para que a Microsoft tenha algo ainda mais potente debaixo da maga! No fundo, pessoalmente, acho que estamos prestes a ver uma nova guerra Sony vs Microsoft, ainda mais interessante que as que vimos no passado.


SSD da PlayStation 5 – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!