Sony PlayStation 5 – Áudio 3D? O que é isso?

Já sabemos que a PlayStation 5 da Sony vai trazer para cima da mesa áudio 3D. Que segundo a empresa irá aumentar significativamente o nível de imersão na próxima geração de consolas… Mas como? O que é que vai mudar?

Afinal de contas, sempre que existe uma nova tecnologia, a palavra de ordem é sempre a mesma! Aumento de imersão em jogo. Mas talvez exista razões para acreditar que desta vez vamos mesmo ter algo revolucionário.

Sony PlayStation 5: Uma grande aposta na performance computacional, mas também no áudio

dualshock 5

Há alguns meses, o arquiteto de sistemas da Sony, Mark Cerny, falou acerca das especificações técnicas da PlayStation 5. Pois bem, foi nesta primeira entrevista à Wired, que ficámos a saber que o Áudio 3D estava mesmo a caminho da consola de nova geração.

Cerny chegou mesmo a afirmar: “O áudio 3D da PS5 vai fazer com que o jogador se sinta dentro do jogo.”

Portanto, é fácil chegar à conclusão que o som virá tanto dos lados, como de cima, como até de baixo. Uma funcionalidade que normalmente é exclusiva dos auscultadores mais apetrechados do mercado.

No entanto, parece que a Sony está a trabalhar numa tecnologia que poderá gerar este tipo de som, a partir de uma TV normal. Ainda assim, Mark Cerny sugere o uso de auscultadores para ter a melhor experiência possível.

Não irá precisar de hardware externo para aproveitar esta inovação! O chip de áudio 3D está no próprio processador AMD Ryzen da PS5.

AMD Ryzen

Sony PS5: Tecnologia áudio 3D

Atualmente, uma das melhores experiências de áudio 3D, é oferecida pela Dolby Atmos. Contudo, esta solução necessita de hardware externo dedicado. Dito isto, segundo o que sabemos, o áudio 3D da Sony apenas funciona com auscultadores compatíveis (Por enquanto). Além disso, precisa que os estúdios percam algum tempo, no design deste tipo de som.

Portanto, parece que a tecnologia a ser implementada na PS5, irá ser algo similar à tecnologia SXFI da Creative. Que utiliza um algoritmo holográfico para replicar um palco imersivo.

O que por sua vez, irá eliminar a necessidade de hardware dedicado, para o aproveitamento da tecnologia.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário