Alerta! Atualização está a deixar os smartphones Samsung verdes!

Estão a surgir várias informações muito preocupantes online sobre um problema no ecrã que afecta alguns dispositivos Samsung Galaxy mais antigos como relata o site AndroidAuthority. Denominado “problema da linha verde”, manifesta-se como uma linha verde fina e vertical que perturba o ecrã, potencialmente prejudicando a funcionalidade do telefone. Este problema parece afetar principalmente os smartphones da gama Galaxy S21, sendo os modelos Galaxy S21 Ultra e S21 FE os mais frequentemente citados.

Alerta! Atualização está a deixar os smartphones Samsung verdes!

Alguns utilizadores parecem ter encontrado a linha verde aleatoriamente. Já outros a atribuem a actualizações de software ou a uma utilização intensa, como sessões de jogo. Um utilizador do X/Twitter relatou ter notado a linha imediatamente após instalar uma atualização de software no seu Galaxy S21 FE. Já outro a encontrou após instalar o patch de abril no seu Galaxy S21 Ultra (número de modelo SMG998B).

- Publicidade -

A causa exacta do problema da linha verde permanece incerta. Embora possa ser apenas uma falha de software, as falhas relacionadas com o software devem normalmente ser resolvidas com um simples reinício ou uma reposição de fábrica. O facto de o problema persistir para alguns utilizadores sugere um potencial defeito de hardware.

O que causa o problema da linha verde?

A causa mais provável do problema da linha verde parece ser um conetor do ecrã ou um cabo flexível com defeito. Estes componentes internos ligam o ecrã à placa de circuitos principal do telefone e qualquer dano ou folga nos mesmos pode provocar avarias no ecrã.

Embora seja fácil considerar uma coincidência o facto de este problema surgir com as actualizações de software, uma pesquisa rápida nas plataformas de redes sociais revela que muitos utilizadores enfrentaram problemas semelhantes com os seus modelos Samsung mais antigos. A maioria desses casos também estava associada a actualizações de software.

Uma explicação possível é que as actualizações de software, juntamente com factores ambientais, podem gerar calor suficiente (especialmente em smartphones com chipsets Exynos da Samsung) para causar ou acelerar um defeito de hardware pré-existente no conjunto do ecrã. Alguns teorizam que este calor pode soltar a cola que mantém os componentes do ecrã juntos, levando ao problema da linha verde. No entanto, esta teoria não é totalmente conclusiva. É que actividades intensivas como os jogos também geram um calor significativo, mas são menos frequentemente associadas ao problema.

No ano passado, o problema da linha verde afectou também os smartphones AMOLED mais antigos de outros fabricantes. A OnePlus, em resposta a queixas semelhantes, começou a oferecer aos seus clientes na Índia uma garantia vitalícia para o ecrã dos seus próprios dispositivos afectados.

Apesar de a Samsung ainda não ter reconhecido oficialmente este problema, a empresa já ofereceu reparações e substituições para problemas semelhantes experimentados pelos utilizadores da série Galaxy S20 no passado. Se estiver a enfrentar um problema semelhante no seu dispositivo Galaxy, é aconselhável documentar proactivamente o seu problema. Isto com fotografias ou vídeos e apresentar o seu caso a um representante da Samsung.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.