O que faz realmente o modo eco do seu automóvel!

Os automóveis modernos têm tantos botões que pode sentir que precisa de ser um perito para os utilizador. Claro que os nomes destes botões podem dar uma ideia do que fazem. Por exemplo o modo desportivo dá ao seu  automóvel uma sensação de condução mais desportiva. Em contrapartida, o modo eco do seu automóvel não é tão fácil de decifrar à primeira vista.

O que faz realmente o modo eco do seu automóvel!

Ligar o modo eco do seu automóvel deve torná-lo mais eficiente em termos de consumo de combustível. Reduz também o esforço do motor e abranda a aceleração. Se tem tendência para ter um pé de chumbo quando conduz, o modo eco pode ajudá-lo a abrandar, porque reduz a resposta do acelerador e limita a velocidade a que o motor pode acelerar. Teoricamente, isto deverá fazer com que o seu veículo utilize menos gasolina e diminua a sua pegada de carbono. Provavelmente, não vai querer utilizar o modo eco se estiver a tentar chegar rapidamente a algum lado, mas se tiver tempo livre e estiver a dar um passeio de lazer, essa pode ser a altura ideal para o experimentar.

- Advertisement -

carros com mudanças automáticas

No que consiste?

Com o preço da gasolina, a maioria dos condutores está à procura de formas de poupar dinheiro na bomba. Há algumas formas de o fazer. Uma das boas opções para quem tem acesso é ativar o modo ecológico do seu veículo para gastar menos gasolina e reduzir as emissões. Os fabricantes de automóveis conceberam o modo eco para melhorar a economia de combustível de um veículo. Para tal, altera o modo de funcionamento do seu automóvel de algumas formas importantes.

Torna o acelerador menos reativo, pelo que o automóvel não acelera tão rapidamente, mesmo quando se carrega no pedal do acelerador até ao fundo. Efetua ajustes na transmissão do veículo para que as mudanças sejam feitas a RPMs mais baixas, pelo que poderá notar que o seu automóvel passa para as mudanças mais altas mais cedo do que no modo normal. Em alguns veículos, o modo eco pode reduzir a capacidade ou desligar características que consomem energia, como o ar condicionado, os bancos aquecidos e a direção.

O modo Eco está disponível numa série de automóveis, incluindo híbridos e veículos eléctricos (VE), veículos tradicionais com motor de combustão interna e veículos de luxo e de desempenho. Nos híbridos e EV, o modo Eco maximiza a utilização da bateria e a eficiência global. Nos automóveis modernos a gasolina e a gasóleo, o modo eco ajuda os condutores a poupar combustível e a reduzir as emissões. As marcas de alto desempenho, como a Mercedes-Benz e a BMW, também têm um modo eco, permitindo aos condutores equilibrar a potência com a eficiência.

Quais são as vantagens do modo eco?

Em igualdade de circunstâncias, os ajustes que o modo eco faz ao motor e à transmissão do seu automóvel devem otimizar o consumo de combustível, poupando-lhe dinheiro em gasolina e reduzindo as emissões.

Do mesmo modo, existem informações contraditórias sobre se o modo Eco aumenta ou diminui o desgaste do automóvel. Quando utilizado corretamente, o modo Eco não deve prejudicar o motor do seu automóvel e pode prolongar a sua vida útil. No entanto, com motores de baixo volume, deve ter cuidado, porque circula menos óleo. Isto quando o motor funciona a uma velocidade mais baixa, tornando-o menos eficaz na lubrificação e arrefecimento dos componentes do motor. Além disso, o modo eco faz com que as mudanças mudem constantemente entre alto e baixo, o que pode ter um impacto negativo nos automóveis com transmissão automática.

quantos proprietários teve um carro usado, automóvel com transmissão automática

Quando utilizar?

Se decidiu experimentar o modo eco do seu automóvel, pode estar a pensar quando é que o deve utilizar. Dado que o seu veículo funciona com potência reduzida no modo eco, este funciona melhor quando não é necessário acelerar rapidamente, como em ruas suburbanas congestionadas ou no trânsito lento. O modo Eco é excelente na condução em cidade, onde é comum o trânsito de pára-arranca. Uma vez que o modo eco reduz a resposta do acelerador e engrena as mudanças a RPMs mais baixas, pode ajudá-lo a poupar combustível em áreas urbanas onde a transmissão tem frequentemente de trabalhar sem parar.

Poderá também considerar a utilização do modo eco numa viagem longa em que conduza a velocidades moderadas. Nestas situações, o modo eco pode melhorar a eficiência do combustível. Assim mantém o motor a funcionar a RPMs mais baixas, o que conserva o combustível em longas distâncias.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.