Inacreditável: Smartphones e FaceTime foram previstos em 1953!

Se perguntarmos a alguém qual foi o primeiro smartphone, poucas pessoas serão capazes de responder. Pelo menos de forma acertada. No entanto, com uma pesquisa rápida descobrimos que este título pertence à IBM com o seu comunicador Simon. Nasceu em 1984 e até permitia enviar a receber faxes. Em 1990 estavam em funcionamento 50 mil unidades o que era uma loucura para a altura. Mas e se lhe dissermos que 41 anos antes já alguém tinha falado sobre tudo o que os smartphones seriam e inclusivamente o FaceTime, quando Steve Jobs tinha apenas 2 anos.

Apple, iPhone

Inacreditável: Smartphones e FaceTime foram previstos em 1953!

O recorte de um jornal muito antigo publicado pelo site Open Culture (via PhoneArena) revelou que o presidente e diretor da empresa Pacific Telephone and Telegraph (PacTel) disse em 1954 que o smartphone seria algo transportado por individuos, talvez como se faz com um relógio. Não iria ser necessário nenhum disco para marcar os números e haverá um sistema em que as pessoas se vão poder ver umas às outras, à medida que falam.

smartphones facetime

54 anos antes da revelação do iPhone, Sullivan revelou como seriam os smartphones. Inclusivamente até falou de um sistema muito semelhante ao FaceTime, 57 anos antes de ele ter nascido.

Mas ele falou de outras coisas. Até referiu que estes equipamentos poderiam fazer traduções entre vários idiomas.

Entretanto Sullivan, que nasceu em 1896, também falou de um equipamento com um tamanho semelhante ao de uma pequena máquina de escrever que iria verificar o tempo de duração das chamadas para se contabilizar o custo a cobrar ao cliente. Entretanto o responsável por esta empresa faleceu aos 89 anos, um pouco depois do telemóvel Motorola DynaTAC 8000X ter sido lançado.

No entanto, só depois dos smartphones modernos terem sido criados é que as previsões de Sullivan se confirmaram.

Isto tudo torna-se muito mais interessante se pensarmos que na altura de Sullivan e mais concretamente em 1953, o transistor ainda era algo relativamente novo.

Mas houve outra pessoa que também fez uma previsão do FaceTime em 1964. Falo do autor de ficção científica Isaac Asimov. Ele falou de um equipamento que teria um ecrã que iria permitir às pessoas verem-se e falarem como se estivessem frente a frente.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.