Smartphone Xiaomi não carrega? Resolva agora mesmo!

Há avarias mais frequentes nos smartphones Xiaomi do que ele deixar de carregar. No entanto é uma coisa que também acontece, embora com menos regularidade. Por vezes, ele até nem deixa de carregar totalmente mas começa a fazê-lo de forma mais lenta. Por exemplo, em vez de termos acesso à carga ultra-rápida, o que levaria cerca de uma hora para o dispositivo carregar totalmente ou menos se tivermos um carregador de 120W e um smartphone compatível, passamos a ter apenas a carga normal e leva 6 horas para a bateria ficar cheia. As razões podem ser muitas e variadas. No entanto, na maioria dos casos é possível resolvermos o problema quando o smartphone Xiaomi não carrega.

Smartphone Xiaomi não carrega? Resolva agora mesmo!

Desligar e voltar a ligar o smartphone

Antes de ficar em pânico tente desligar e ligar o smartphone novamente. Muitas vezes, a razão pela qual o seu equipamento não carrega deve-se a uma falha temporária no processo. Para descartar essa hipótese, ligar e desligar é sempre a primeira medida que deverá experimentar.

Smartphone Xiaomi não carrega

Coloque o smartphone Android em modo de segurança quando não carrega

Se o seu smartphone não carregar depois de um reboot, então tente ligar o equipamento em modo de segurança. Essencialmente, o modo de segurança inicia o sistema sem qualquer tralha adicional. É mais ou menos como acontece no Windows. Isto significa que quaisquer aplicações de terceiros que tenha descarregado não serão executadas neste modo. Ou seja, não haverá qualquer interferência no processo de carga nem noutros.

Smartphone Xiaomi não carrega

- Advertisement -

Se conseguir carregar o smartphone em modo de segurança, então a grande culpa reside numa app de terceiros. Deverá verificar o que descarregou nos últimos tempos e remover.

Para entrar no modo de segurança na maioria dos novos dispositivos Android desligue o smartphone. Depois ligue-o e fique sempre a pressionar o botão de ligar/desligar.

Depois para voltar ao modo normal basta reiniciar o equipamento.

Experimente um carregador e um cabo diferente

Em muitos casos o problema pode estar no carregador ou até no cabo de carregamento. Assim será boa ideia experimentar com outro. Idealmente seria um carregador igual ao original. No entanto se não for possível experimente com outro, mas desde que mantenha as mesmas características no que diz respeito ao fornecimento de energia. É que se for um carregador lento e antigo nunca vai fornecer carga rápida.

Certifique-se de que não é uma falha de software

Se o seu seu smartphone estiver a carregar, mas não houver nenhum ícone de carregamento presente, então pode ser um bug de software. O mesmo se ele estiver a carregar de forma muito lenta. A instalação de uma aplicação chamada Ampere dir-lhe-á o que se está a passar.

Ampere
Ampere
Developer: Brain_trapp
Price: Free

O Ampere é uma aplicação simples que permite visualizar a quantidade de corrente que o smartphone está a perder ou a carregar a qualquer momento. Entretanto também vem com outras funcionalidades. Diz-lhe se a bateria do seu smartphone está em bom estado, a tensão disponível e a temperatura.

Limpe a porta de carregamento

Se a aplicação Ampere não mostrar qualquer carga a chegar ao smartphone então tudo se pode dever a detritos na porta de carregamento. As partículas de poeira podem acumular-se rapidamente e dificultar a ligação do smartphone a uma fonte de energia.

Inspecione a porta de carregamento e se notar uma acumulação de sujidade ou outra sujidade, limpe-a com cuidado. Pode fazê-lo facilmente esfregando suavemente a área com um cotonete seco.

Faça um restauro de fábrica quando o smartphone Android não carrega

Embora possa não estar esperançado num restauro de fábrica é isso que muito provavelmente vai resolver o seu problema. Assim se tudo o resto falhar e apesar de ser um processo trabalhoso é algo que deve tentar.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.