Android: como fazer o seu smartphone ficar novo outra vez

Hoje em dia muitas pessoas trocam de smartphone a cada dois ou três anos. Curiosamente na maioria dos casos nem é por causa das funcionalidades. É mesmo devido a todos os atrativos que os novos modelos prometem. Tudo isto faz-nos olhar para o nosso equipamento atual e ficarmos um pouco desapontados. No entanto, precisamos mesmo de mudar de smartphone com tanta regularidade? É para o ajudar a poupar algum dinheiro que lhe vamos explicar como fazer o seu smartphone Android ficar novo outra vez

Android: como fazer o seu smartphone ficar novo outra vez

Descarregue um novo launcher

Instalar um novo launcher no smartphone pode fazer toda a diferença e ficarmos com a sensação que até mudámos de equipamento. De facto, podemos passar a ter acesso a novas funções e sobretudo a um novo design gráfico. Na realidade é bastante interessante mudarmos o equipamento do nosso telemóvel e passarmos a ter acesso, por exemplo, a uma gaveta de aplicações para quem não tinha ou vermos as informações a passarem a ter outro aspeto.

Na realidade mudar o launcher é quase como trocarmos de smartphone.

Substituir a bateria

A bateria é responsável por muitas coisas do smartphone correrem bem ou mal. Afinal de contas ninguém quer um telemóvel que se desliga do nada ou que perde a autonomia em muito pouco tempo. Assim uma mudança da bateria pode levar-nos a termos novamente a sensação de termos adquirido um equipamento novo.

bateria, carregamento rápido

Mudar a capa

Embora não haja nada de errado em manter uma capa enquanto ela não estiver partida, com o tempo fica mais suja e descolorida. Se for uma transparente é provável que fique amarelada.

capas

Assim, comprar uma nova capa pode ajudar a fazer com que o seu smartphone pareça novo. O mesmo se passa com a película que também deve mudar quando começar a ter problemas.

Limpar aplicações

Com o tempo o nosso smartphone tende a ficar cheio e o que outrora fazia sentido em termos de apps, deixa de o fazer. É muito comum que as pessoas tenham várias aplicações no telemóvel que desempenham a mesma função. Nesta lista incluem-se o browser, apps de tomada de notas, aplicações de backup, aplicações de mensagens e muito mais. Mas se uma das aplicações for obviamente melhor, deve livrar-se da menos útil. Por exemplo, se utilizar um dispositivo Galaxy, tem de escolher entre a Samsung Internet e o Google Chrome como o browser. Desinstale o que não acha tão útil. Com isto ganha espaço e recursos.

smartphone android antigo

Entretanto um aparte. Mantenha-se afastado das apps que melhoram o desempenho. Isto porque não vai o seu smartphone ficar novo. Na realidade são capazes de fazer exatamente o oposto.

De facto, as apps que prometem limpar a memória ou fazer com que a bateria durem mais podem ter impacto no funcionamento do sistema operativo e fazer mais mal do que bem. As aplicações de limpeza de memória são redundantes porque muitos dos processos que param acabam por recomeçar automaticamente. Além disso, da próxima vez que abrir uma aplicação fechada à força, vai demorar mais tempo a carregar do que se não tivesse feito nada.

Desativar widgets antigos

É verdade que os Widgets são convenientes, no entanto podem atrasar o equipamento. Se realmente precisam deles, deixem-nos no ecrã principal. Caso contrário e se apenas lá estão por uma vertente estética livrem-se deles. Acreditam que o desempenho do vosso equipamento vai agradecer.

smartphone android antigo

Apague ficheiros que não são importantes

Com o tempo, o nosso smartphone fica cheio de imagens, vídeos, documentos, GIFs e muito mais. E muitas destas coisas, normalmente, não valem o espaço de armazenamento que ocupam. Se o seu armazenamento interno estiver cheio, irá afetar o desempenho geral do smartphone. Tudo porque não existe espaço para processar as funções sem problemas. Isto pode abrandar o equipamento.

Para evitar isto, é uma boa prática limpar profundamente os ficheiros do seu smartphone a cada três a seis meses. Quanto mais armazenamento puder limpar, melhor.

Mudar o wallpaper

Muitas vezes, algo tão simples como mudar o papel de parede pode fazer com que o seu smartphone pareça novo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...

Como ter três meses de Spotify totalmente grátis!

Ninguém gosta de passar ao lado de uma boa...

Sony quer acabar com a câmera frontal! Saiba como!

Enquanto a tecnologia de câmera frontal escondida continua a...
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.