Baterias usadas podem ter uma nova vida depois da estrada!

Uma das grandes questões dos consumidores é… Depois de uma bateria de um carro elétrico dar o ‘berro’, o que é que lhe acontece? Pois bem, o fim de uma bateria na estrada, não significa o fim da sua ciclo de vida no mundo automóvel, ou noutras indústrias.

Prova disso é aquilo que a Volkswagen anda a fazer em uma das suas fábricas Alemãs! Neste caso, estamos a falar de um novo tipo de powerbank, pensado para carros elétricos. Uma powerbank, capaz de oferecer carregamentos rápidos, e na verdade, mais amigos do ambiente.

Baterias usadas podem ter uma nova vida depois da estrada!

Portanto, estamos a falar de um ponto de carregamento que disponibiliza grande parta da sua energia a partir de um PSC (contentor de armazenamento). Como deve imaginar, este ‘contentor’ é composto por vários módulos de baterias, capaz de chegar a uma capacidade máxima de 570kWh.

Face a outras estações de carregamento, aquela que a Volkswagen acaba de inaugurar na sua unidade de produção de automóveis na região da Saxónia tem a particularidade de disponibilizar eletricidade, maioritariamente a partir de um contentor de armazenamento de energia (PSC na sigla em inglês).

Um dos pontos positivos de uma estação como esta, é o potencial de ir buscar energia renovável, como é a solar, ou a eólica, encher as baterias, e depois proceder ao carregamento de qualquer tipo de veículo elétrico, sem ser preciso ir à rede. Além da parte ambiental, este tipo de solução também permite oferecer grandes quantidades de energia, sem sobrecarregar a rede elétrica local. (Uma das grandes preocupações dos especialistas a médio/longo prazo).

Entretanto, neste projeto piloto, é possível carregar até 8 veículos em simultâneo, com energia 100% verde. 

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Fazível? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

 

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Se anda de trotinete pode ter de pagar estas multas!

Não há dúvida que as trotinetes são bastante úteis....

AMD Ryzen 7 7700X sorriu para as câmeras!

Como deve saber, a AMD está a preparar-se para...

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.