Uma das grandes questões dos consumidores é… Depois de uma bateria de um carro elétrico dar o ‘berro’, o que é que lhe acontece? Pois bem, o fim de uma bateria na estrada, não significa o fim da sua ciclo de vida no mundo automóvel, ou noutras indústrias.
Prova disso é aquilo que a Volkswagen anda a fazer em uma das suas fábricas Alemãs! Neste caso, estamos a falar de um novo tipo de powerbank, pensado para carros elétricos. Uma powerbank, capaz de oferecer carregamentos rápidos, e na verdade, mais amigos do ambiente.
Baterias usadas podem ter uma nova vida depois da estrada!
Portanto, estamos a falar de um ponto de carregamento que disponibiliza grande parta da sua energia a partir de um PSC (contentor de armazenamento). Como deve imaginar, este ‘contentor’ é composto por vários módulos de baterias, capaz de chegar a uma capacidade máxima de 570kWh.
Face a outras estações de carregamento, aquela que a Volkswagen acaba de inaugurar na sua unidade de produção de automóveis na região da Saxónia tem a particularidade de disponibilizar eletricidade, maioritariamente a partir de um contentor de armazenamento de energia (PSC na sigla em inglês).
Um dos pontos positivos de uma estação como esta, é o potencial de ir buscar energia renovável, como é a solar, ou a eólica, encher as baterias, e depois proceder ao carregamento de qualquer tipo de veículo elétrico, sem ser preciso ir à rede. Além da parte ambiental, este tipo de solução também permite oferecer grandes quantidades de energia, sem sobrecarregar a rede elétrica local. (Uma das grandes preocupações dos especialistas a médio/longo prazo).
Entretanto, neste projeto piloto, é possível carregar até 8 veículos em simultâneo, com energia 100% verde.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Fazível? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.