Carro Elétrico: Bateria? Hidrogénio? Opte pela Água Salgada!

Como já dissemos várias vezes na Leak.pt, ter um carro elétrico não significa imediatamente ter um carro equipado com uma bateria gigante, de forma a armazenar os nossos tão prezados eletrões, e finalmente dar vida ao motor (ou motores) elétrico, para fazer com que o automóvel se mova. Nada disso, pode continuar a ter um carro elétrico, sem ter uma bateria.

Ou seja, de forma muito resumida, a bateria é simplesmente uma das muitas formas de armazenar energia! Tal e qual como é ter uma célula de hidrogénio, ou um tanque de combustível cheio de gasolina ou gasóleo. Afinal de contas, um carro a hidrogénio também um carro elétrico!

Mas calma! Hoje não vamos falar de hidrogénio, vamos sim falar de água salgada, que caso não saiba, também pode dar vida a carros elétricos. Vamos por partes.

Carro Elétrico: Baterias? Hidrogénio? E que tal água salgada?

Caso não saiba, existe uma empresa Suíça, de seu nome NanoFlowcell, que tem trabalhado muito, e bem, no desenvolvimento e produção de carros elétricos alimentados a água salgada.

Mais concretamente, o sistema da NanoFlowcell funciona como uma célula de combustível, mas em vez de hidrogénio, usa água salgada ionizada. Neste caso, o líquido com iões positivos fica separado do líquido com iões negativos. Assim, quando ambos passam por uma membrana, os iões interagem, o que por sua vez dá origem a energia elétrica que é aproveitada para mover o automóvel. O resultado final do processo é água, com emissões zero, e rápido reabastecimento.

Isto é uma novidade? Mais ou menos!

A empresa já anda a desenvolver protótipos de 2014, onde podemos incluir o desportivo e-Sportlimousine, o crossover Quant F e ainda o compacto Quantino. Destes veículos, o que mais tem impressionado é o compacto, sendo capaz de percorrer 1000 quilómetros em pouco mais de 8 horas, sem necessitar de reabastecer. Entretanto, este mesmo veículo já percorreu cerca de 150 mil quilómetros, durante o seu ciclo de vida.

Em termos de especificações, o motor tem 109 cv (80kW), e o automóvel tem um peso de mais ou menos 1420kg. Dos 0 aos 100 Km/h, consegue uma métrica de 5s, o que é absolutamente incrível.

Quando é que iremos ver carros deste tipo no mercado?

Segundo a nanoFlowcell, existem planos para começar a produção em massa, a médio prazo. O que significa isto? Alguns anos. Quantos ao certo? 5? 6? Ninguém sabe.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...

Como ter três meses de Spotify totalmente grátis!

Ninguém gosta de passar ao lado de uma boa...

Sony quer acabar com a câmera frontal! Saiba como!

Enquanto a tecnologia de câmera frontal escondida continua a...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.