Smartphone Xiaomi: veja como evitar que fique mais lento

Existem várias razões para um smartphone ficar mais lento com o passar do tempo. Podemos ter menos espaço de armazenamento, software perigoso instalado no smartphone ou algumas apps que ocupam muita memória. No entanto, é possível atrasar o abrandamento que vai surgindo com o tempo. Dito isto, vamos explicar-lhe as causas para um smartphone Xiaomi lento e como evitar que o passar do tempo contribua para isso.

Smartphone Xiaomi: veja como evitar que fique mais lento

A tecnologia está a avançar a um ritmo vertiginoso e a Xiaomi não é exceção. Os novos dispositivos melhoram as características dos seus antecessores com um intervalo de apenas alguns meses. Entretanto à medida que os dispositivos melhoram, o mesmo acontece com os sistemas operativos e com as interfaces que estão por cima. Não nos podemos esquecer que praticamente todos os lançamentos vêm com novas funcionalidades. Isto tudo tem o seu peso.

A quantidade de memória RAM disponível é um fator chave para que tudo corra bem. Qualquer equipamento que neste momento tenha menos do que 2GB de memória tem dificuldade em funcionar corretamente.

smartphone xiaomi lento

Um dos limites são as limitações de hardware. A quantidade de memória é um fator chave para o funcionamento de qualquer smartphone Xiaomi, e uma nova atualização num dispositivo com menos RAM (por exemplo, 2 GB RAM) irá abrandar significativamente o seu funcionamento. Isto acontece principalmente porque o dispositivo necessita de mais recursos para funcionar sem problemas.

No entanto, para além da quantidade física de memória RAM, também podemos considerar o atraso promovido por atividades que correm em segundo plano. Elas consomem uma grande quantidade de RAM disponível. Por isso, é aconselhável encerrar aplicações que não estamos a usar para maximizar a quantidade de RAM com menos aplicações abertas.

smartphone xiaomi lento

O terceiro fator responsável pelo abrandamento do seu smartphone é o armazenamento interno. A quantidade de armazenamento também pode ser importante, porque se estiver cheio, é mais complicado gerir o espaço livre e isto atrasa o funcionamento do dispositivo.

Uma das formas mais fáceis de não abrandar o funcionamento do smartphone é manter o armazenamento interno menos atafulhado. Se eliminarmos aplicações desnecessárias, bem como outros conteúdos e movermos algumas das fotos apenas para a cloud, as coisas vão funcionar melhor.

Felizmente que este processo é muito simplificado graças à app de Segurança.

Quando abrimos a app de segurança a primeira opção é a que diz respeito à limpeza. Assim e como o nome indica permite-nos limpar com rapidez ficheiros da cache, ficheiros obsoletos, pacotes, resíduos e até memória. Isto tudo com um simples toque num botão.

Xiaomi: como recuperar espaço de armazenamento

Agora podem e muito bem perguntar-nos: – é algo que temos de estar sempre a fazer? A resposta mais rápida é não. Será algo que talvez seja recomendável fazer uma vez por mês. Isto sobretudo pela limpeza de ficheiros da cache. É que se a tivermos sempre a limpar algumas apps podem demorar mais tempo a arrancar e isso é algo que ninguém quer.

Xiaomi: como recuperar espaço de armazenamento

Mas esta secção de limpeza ainda disponibiliza outras coisas interessantes quando termina os primeiros processos que referi acima. Assim e para recuperar realmente muito espaço no smartphone, podemos ainda fazer uma limpeza ao WhatsApp, ao Facebook, encontrar e eliminar fotos, vídeos e ficheiros desnecessários e também remover aplicações.

É sem dúvida algo muito completo e útil. Aliás é um excelente exemplo para todos os fabricantes porque deste modo os utilizadores escusavam de estar a instalar apps externas que em muitos casos acabam por fazer mais mal do que bem.

Mas há mais coisas a fazer para além disto. É que para além da limpeza normal, caso não tenho conseguido o espaço que queria, temos ainda a limpeza profunda. Esta vai muito mais fundo, como o próprio nome indica. Assim limpa fotos duplicadas ou redundantes e ainda dados das aplicações.

Assim como pode ver recuperar espaço no seu smartphone Xiaomi é muito simples graças às mais valias da app de segurança. É que em poucos minutos fica com o espaço disponível!

Agora vamos lhe dar um conselho que parece estranho mas na realidade só deverá seguir se tiver um smartphone mais antigo. Evite as últimas atualizações. Especialmente atualizações grandes e significativas, como é o caso do sistema operativo Android 13. Estas versões podem abrandar dispositivos mais antigos ou conter algumas falhas que ainda não foram corrigidas.

Fechar aplicações em segundo plano não utilizados

Recomendamos também que feche as aplicações em segundo plano que não está a utilizar. Como já referimos, estas aplicações consomem muita memória RAM. Claro que com um smartphone mais recente e com muita memória não faz grande diferença.

A app de Segurança da Xiaomi permite-nos também gerir as aplicações que temos no nosso smartphone. Podemos removê-las, ordenar por aquelas que gastam mais RAM ou até mais capacidade de armazenamento.

smartphone Xiaomi MIUI

E pronto deste modo é possível evitarmos um smartphone Xiaomi lento?

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Como ativar a proteção da bateria no seu telemóvel Samsung

A proteção da bateria pode ser uma excelente ferramenta para quem tem um telemóvel Samsung e pretende prolongar a vida útil do mesmo. Mas...

Dyson também quer brincar aos auscultadores topo de gama!

Dyson OnTrac - Caso não saiba, apesar do facto de a Dyson ser extremamente conhecida pelos seus aspiradores, purificadores de ar, e secadores de...

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados