Veja se o seu smartphone tem um ecrã LCD ou AMOLED!

Embora o objetivo seja o mesmo, comunicar connosco, os ecrãs, incluindo os LCD (Liquid Crystal Display) e AMOLED (Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode), podem ser muito diferentes. Embora cada tecnologia de ecrã tenha as suas vantagens, têm características diferentes que podem corresponder às suas preferências. Mas sabe se o seu smartphone tem um ecrã LCD ou AMOLED? Vamos explicar-lhe como descobrir.

Veja se o seu smartphone tem um ecrã LCD ou AMOLED!

Verifique as especificações

Para saber qual é o ecrã exato do seu aparelho, deve verificar as especificações. A maioria dos aparelhos vem com uma lista das características de hardware e software. Esta lista varia de aparelho para aparelho, uma vez que existem diferentes fabricantes. Em alguns smartphones, pode encontrar uma pequena lista de especificações nas Definições, em O meu telefone ou Acerca do telefone.

No entanto, esta lista raramente fornece informações detalhadas sobre a visualização do ecrã. É provável que tenha de utilizar uma ferramenta de diagnóstico de terceiros. Algumas aplicações que podem fornecer uma visão geral mais abrangente das funcionalidades do seu dispositivo são o AIDA64 e o System Status.

Também pode consultar as especificações do seu dispositivo online. Quando souber o modelo e a marca exatos do seu dispositivo, será fácil encontrar as outras especificações. Tudo o que precisa de fazer é visitar o site oficial do fabricante e procurar o modelo do gadget em questão na página do produto.

Utilize uma imagem de teste

As imagens de teste que realçam as diferentes características dos AMOLEDs e LCDs têm frequentemente retângulos sólidos a preto, branco e cores primárias.

O AMOLED corta os pixéis individuais que devem aparecer a preto, dando um preto verdadeiro na ausência de luz. Por outro lado, os LCD têm uma retroiluminação que está sempre ligada, fazendo com que as áreas pretas pareçam cinzentas escuras. Esta é uma prova de fogo muito óbvia que pode utilizar para distinguir as duas tecnologias.

Depois de aumentar o zoom, observe a imagem de teste de todos os ângulos e inspeccione a vibração das cores. Os ecrãs AMOLED tendem a ter um contraste muito acentuado entre cores, em comparação com os LCD.

Além disso, os LCDs apresentam frequentemente mudanças de cor ou desbotamento quando vistos de ângulos extremos, enquanto os ecrãs AMOLED mantêm geralmente a precisão e o contraste das cores, independentemente do ângulo de visualização.

Pode criar imagens de teste utilizando qualquer editor de imagens gratuito, como o Canva ou o Pixlr E. Crie uma nova imagem e defina a cor de fundo como preto-hexadecimal #000000. Depois, crie um quadrado de código hexadecimal branco #FFFFFF no centro da imagem. Quando a imagem de teste estiver pronta, guarde-a como um ficheiro PNG para manter a sua qualidade e aspeto originais.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.