Anuncia na Leak comercial@leak.pt
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Smartphone no carro é o seu pior inimigo. Ninguém quer admitir

por Nuno Miguel Oliveira
23 de Junho, 2025
em Auto, Especiais
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
0
Google Maps iOS, navegação do Google Maps, como adicionar um ponto de paragem no google maps

Woman sitting in front of the driver in the car I'm using a smartphone to look at a map showing the route of travel. And use the appication to get to the destination. Black car steering wheel handle.

Adicionar como fonte preferida na Google

Nos dias que correm, podes ter o carro mais seguro do mundo, com sensores, câmaras, travagem automática e assistentes de faixa. Aliás, até nos carros mais básicos do mercado, já vais encontrar a grande maioria destas funcionalidades, o que é incrível.

Mas, ainda assim, mesmo com todas estas ajudas, basta um segundo a olhar para o ecrã do telemóvel para deitar tudo a perder. É exatamente isso que continua a acontecer nas estradas portuguesas, todos os dias.

O telemóvel também teve uma evolução absurda, sendo capaz de se transformar no aparelho computacional mais importante da nossa vida. Por isso, há quem tenha criado uma dependência perigosa pelo mesmo.

Segue a Leak na Pesquisa Google Aparece no teu Discover automaticamente
Adicionar →

Há quem precise de estar atento ao smartphone em todos os momentos do dia. Isto inclui durante a prática da condução.


  • Esta vai ser a grande novidade dos smartphones do futuro!

Smartphone no carro é o seu pior inimigo. Mas ninguém quer admitir

os smartphones podem ficar sem esta porta! concorda?

Hoje em dia, o maior inimigo da segurança rodoviária não é o álcool, nem sequer o excesso de velocidade. É o smartphone.

Algo que acaba por ser muito curioso! Os carros modernos são capazes de se manter dentro de duas linhas com muita facilidade, têm sensores para tudo e mais alguma coisa, e como tal, são muito mais seguros. Além disso, as plataformas que lhes dão vida estão muito mais evoluídas, e como tal, andar rápido também já não é o problema que foi em tempos. Temos automóveis banais que a 200, parece que estão a 100 km/h.

O grande problema está no resto. Os condutores estão muito mais irresponsáveis. Possivelmente devido ao excesso de confiança que as novas tecnologias auto trouxeram para cima da mesa. Mas essencialmente porque o smartphone está nas mãos, em vez de estar na base de carregamento sem fios.

Aliás, até temos ferramentas como o Apple CarPlay e Android Auto, que nos permitem estar mais conectados mas ainda assim em segurança. Mas nem assim.

É completamente assustador ir a conduzir, e ver pessoas a olhar para o telemóvel. Aliás, se tivesse uma mota, e tivesse de ir para grandes cidades todos os dias, iria ter muito medo pela minha vida. O nível de atenção dos condutores é de facto muito mau.

É uma distração que pode matar!

Os números não enganam. De acordo com dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, o uso do telemóvel ao volante está presente em cada vez mais acidentes. E a maioria destes acidentes nem sequer acontece em autoestradas. Acontece em zonas urbanas, com peões, com semáforos, com passadeiras.

Porquê? Por falta de atenção.

Porque é nestes contextos que basta um segundo de distração para atropelar alguém, embater no carro da frente ou ignorar uma prioridade. A diferença entre olhar para a estrada e olhar para o ecrã pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Mas toda a gente o faz!

E esse é o verdadeiro problema. Porque a verdade é que ninguém se acha culpado. É só “um segundo”, é só “para ver quem mandou mensagem”, é só “porque estava parado no trânsito”. Toda a gente tem uma desculpa. E isso só reforça o ciclo: cada vez mais condutores acham que usar o telemóvel é uma extensão natural do dia a dia. Como se o carro fosse só mais um sítio onde se está online.

Aliás, basta estar parado num semáforo para ver o cenário: metade dos condutores com o telemóvel na mão. Mal o carro para, toca a desbloquear o ecrã.

Sim, até o trânsito é um pouco culpa do smartphone.

Qual é a solução?

Multas mais pesadas? Sistemas que bloqueiem o smartphone?

Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Newsletter Leak Grátis, semanal, sem spam
Subscrever →
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

amigo para vodafone... ou vodafone para vodafone?

Tarifários Low-Cost estão cada vez piores em Portugal?

por Nuno Miguel Oliveira
39 minutos atrás

Caso não te lembres, quando a DIGI chegou oficialmente ao mercado português, a grande resposta das três grandes operadoras (Vodafone, NOS e MEO) não foi baixar os preços...

Carta de condução no telemóvel: como ativar a versão digital em Portugal

por Ana Oliveira
1 hora atrás

Já te aconteceu seres parado pela polícia ou precisares de mostrar a carta de condução e teres deixado a carteira em casa? Em Portugal, isso já não tem...

smartphones, apple, pixel

Que smartphones “antigos” ainda valem a pena em 2026?

por Nuno Miguel Oliveira
2 horas atrás

O mundo da tecnologia está cada vez mais caro, especialmente quando olhas para o que acabou de chegar ao mercado. Mas... Quem costuma acompanhar o mercado dos smartphones...

Limites woo + human face

WOO destrói a velha PUR: 361 GB mudam as regras dos tarifários?

por Bruno Fonseca
3 horas atrás

Quem contrata um tarifário com dados ilimitados assume que pode navegar, fazer streaming e descarregar ficheiros sem restrições ou barreiras invisíveis. A revelação de que o mercado aplicava...

Deixar comentário
  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Anuncia na Leak
comercial@leak.pt

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Adicionar como fonte preferida na Google Seguir a Leak na Google
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados