Algumas definições pouco conhecidas podem aumentar seriamente a duração da bateria dos telemóveis Android. De facto, são pequenas coisas que muitos utilizadores desconhecem até porque normalmente estão escondidas. No entanto, a verdade é que são realmente muito importantes. Assim só tem de fazer isto no seu smartphone Android para a bateria durar muito mais horas.
Android: faça isto para a bateria durar muito mais horas!
Existem muitos erros básicos que na realidade não o são. São formas de utilizar algumas funcionalidades que os smartphones disponibilizam. No entanto, a verdade é que têm muito impacto na bateria. Por exemplo, algumas pessoas não dispensam a utilização de ecrãs “sempre ligados” até ao não ajuste do brilho do ecrã.
Ambos fazem com que a bateria se esgote mais rapidamente e prejudicam a vida útil do seu telemóvel a longo prazo.
A utilização de Wi-Fi para localização em vez de GPS também pode aumentar a vida útil da bateria, tal como as definições do Android criadas para impedir a execução de aplicações em segundo plano.
Desativar o sistema Always On
O ecrã do seu smartphone é a parte do seu dispositivo que mais consome energia e mesmo o ecrã “sempre ligado” queima eletricidade. A função permite aos utilizadores verem informações, como a hora, sem terem de acordar totalmente o telemóvel. No entanto, com o ecrã “sempre ligado” ativado, pode verificar-se um consumo adicional de bateria de até 1,5% por hora no seu telemóvel.
A desativação pode variar ligeiramente consoante o dispositivo. No caso dos Samsung o processo é muito simples. Assim só tem de ir às definições e depois a visor.
Navegue até ao fim das opções e aí carregue onde diz ecrã Always On. A seguir é só desativar esta opção.
Ativar o brilho adaptável é outra forma da bateria do seu smartphone Android durar mais
O brilho adaptável pode ajudar a preservar a bateria. Assim ligar as definições de Brilho automático do ecrã ou Brilho adaptável também pode ajudar a bateria a durar mais tempo, garantindo que o ecrã consome o mínimo de energia possível. Mais uma vez tem de ir à opção visor.
Depois é só ativar o brilho adaptativo. É algo simples de fazer e que vai ajudar a poupar muita bateria.
Entretanto mesmo com ele ativado ainda pode ajustar o brilho do ecrã para valores mais baixos. Diminuir o brilho para cerca de 50% também pode ajudar a preservar a vida útil da bateria, mas certifique-se de que não está a forçar os olhos para ler o ecrã mais escuro.
Mudar para o modo escuro também pode reduzir o cansaço visual em condições de pouca luz, o que é particularmente relevante para os ecrãs OLED.
Utilizar Wi-Fi em vez de GPS para localização
Uma definição pouco conhecida permite-lhe utilizar o Wi-Fi e o Bluetooth para a localização em vez do GPS.
Quando os serviços de localização estão ativados, o seu Android está constantemente a comunicar com satélites e outras fontes de dados para determinar a sua localização exata.
Esta atividade pode esgotar significativamente a sua bateria. Selecione o modo “Poupança de bateria” para utilizar as redes Wi-Fi e móveis para a deteção da localização em vez do GPS.
Para ativar a definição de poupança de bateria na maioria dos dispositivos Android, abra a aplicação de definições, selecione Bateria e clique em Poupança de bateria.
Quando ativar a definição de poupança de bateria, poderá notar que o seu telemóvel passará automaticamente para o tema escuro, que alguns efeitos visuais e funcionalidades poderão ficar limitados e que as aplicações poderão demorar mais tempo a carregar. No entanto, esta definição ajudará a aumentar o tempo de vida da sua bateria.
Utilizar a bateria adaptável para parar a execução de aplicações
Ter aplicações que não utiliza frequentemente em execução em segundo plano pode esgotar a vida útil da bateria. Mas uma definição nos menus do Android permite que o dispositivo desactive as aplicações que não utiliza com frequência.
A definição de bateria adaptável do Android permite que o seu dispositivo conheça a utilização das suas aplicações e optimize a bateria de acordo com o seu comportamento. A ativação desta definição para dispositivos Android pode variar ligeiramente, mas tente clicar em Definições > Bateria e, em seguida, ativar Bateria adaptável.
Não deixe a sua bateria descarregar ou sempre ligada à corrente
Deixar o telemóvel ligado à corrente, ou deixá-lo morrer, reduz rapidamente a vida útil da bateria. Em vez disso, o objetivo deve ser manter o nível de carga entre 20-80%. Embora monitorizar o seu nível de carga, tentando mantê-lo entre 20-80%, possa parecer uma tarefa árdua, os dispositivos Android têm definições incorporadas para que possa verificar o estado da sua bateria e otimizar automaticamente a carga da mesma.
Fazendo isto a bateria do seu smartphone Android vai durar muito mais.