Este truque para o seu Wi-Fi pode acabar com a lentidão!

spot_img

Há um truque para o seu Wi-Fi que o pode salvar de velocidades lentas. É verdade que implica mudar a forma como utiliza a tecnologia em casa, mas pode valer a pena para obter uma melhor ligação à Internet. Assim na prática pode reduzir e muito a lentidão do seu Wi-Fi.

Este truque para o seu Wi-Fi pode acabar com a lentidão!

A verdade é que podemos atribuir a lentidão a muitas coisas. No entanto, a verdade é que certas aplicações podem estar a esgotar a sua velocidade Wi-Fi e nem sequer se apercebe.

Considere a possibilidade de eliminar as aplicações que consomem muita largura de banda e descarregue previamente os vídeos das crianças à noite, para que haja mais largura de banda disponível durante o dia.

usar um Wi-Fi público

De facto, muitas aplicações populares podem sobrecarregar a sua largura de banda e a velocidade do Wi-Fi. Isto é especialmente verdade se estiverem todas a ser utilizadas ao mesmo tempo.

Aplicações como o YouTube, Facebook, TikTok, Instagram e Netflix podem diminuir a sua velocidade.

É sempre melhor verificar a utilização da largura de banda de uma aplicação com muitos vídeos, para o caso de não ser adequada para o seu agregado familiar.

Uma solução é fechar este tipo de aplicação quando não a estiver a utilizar. Também pode limitar o tempo de utilização destas aplicações ou pedir aos membros do agregado familiar que partilhem a utilização.

A utilização de vários dispositivos ao mesmo tempo, o streaming, os jogos e as videoconferências são atividades que esgotam o seu router Wi-Fi. Especialmente as grandes atualizações de jogos devem passar para uma altura em que saiba que menos pessoas estarão a utilizar o Wi-Fi de sua casa.

Pode ser à noite ou quando as crianças não estão na escola.

Mas há outro truque muito importante!

De entre todas as coisas que pode fazer para obter mais velocidade é desativar os protocolos sem fios antigos. No entanto tenha em conta que isso pode fazer com que alguns equipamentos deixem de funcionar.

Os routers mais recentes como os que o seu operador disponibiliza garantem protocolos mais avançados que resultam em velocidades superiores. No entanto, embora o seu router possa ser rápido, se tiver determinados dispositivos ligados, toda a sua rede ficará mais lenta. O protocolo Wi-Fi 802.11b, muito mais antigo, torna toda a sua rede mais lenta. Idealmente, deve remover ou atualizar quaisquer dispositivos que utilizem protocolos Wi-Fi mais antigos, como o b ou o g. Também os deve desativar no router se for possível para ganhar mais velocidade.

O que se passa com os dispositivos antigos?

Para perceber como é que um dispositivo antigo pode atrasar a sua rede, é essencial olharmos para o Wi-Fi e como funciona. As redes sem fios utilizam uma frequência de 2,4GHz ou uma frequência de 5GHz. Esta frequência define o número de ondas que passam por um local fixo num segundo. Assim, se estiver a usar Wi-Fi de 5GHz, um total de 5.000.000.000 ondas chegam ao seu smartphone num segundo.

Para transmitir dados, o router Wi-Fi altera estas ondas com base nos dados que precisam de ser enviados. Entretanto no meio disto estão diferentes protocolos. Estes protocolos definem diferentes técnicas de modulação que conduzem a uma diferença na quantidade de dados transmitidos pelo Wi-Fi.

Protocolos diferentes utilizam diferentes técnicas de modulação para transmitir dados. Devido a esta razão, um dispositivo que usa o protocolo 802.11b não consegue compreender os dados transmitidos pelo protocolo 802.11n.

Dito isto, o Wi-Fi tem de ser retro compatível e se um dispositivo 802.11b se ligar a um router que utiliza 802.11n, precisa de funcionar. Assim, para resolver este problema, o router 802.11n utiliza o protocolo 802.11b para comunicar com aquele dispositivo. É devido a esta razão que o seu Wi-Fi abranda por causa de um dispositivo mais antigo.

O que fazer?

A utilização de um Wi-Fi de dupla banda pode ajudá-lo se utilizar ambos os dispositivos utilizando os protocolos mais antigos e os mais recentes. Para resolver o seu problema, pode ligar os dispositivos mais antigos à rede 2.4GHz e os dispositivos mais recentes à banda 5GHz. Isto evitará que dispositivos mais antigos interfiram com dispositivos mais recentes, oferecendo melhores velocidades.

Não perca nenhuma informação importante. Registe-se na nossa Newsletter grátis e receba todas as notícias diariamente no e-mail. Siga-nos também no Google Notícias.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
- Publicidade - Globaldata

Em destaque

Leia também...