Se tiver um router minimamente moderno em casa, deve ter duas redes sem fios Wi-Fi em casa, uma 2.4GHz e outra de 5GHz. Tem ideia do isto significa, e do que muda? Qual é a melhor rede? Sabia ser possível juntar as duas em uma única rede, e deixar os seus aparelhos a fazer a gestão de qual devem utilizar em dado momento?
Pois bem, vamos por partes, para perceber afinal o que é isto.
Wi-Fi: 2.4GHz + 5GHz na mesma rede, ou separar as redes?
Portanto, as duas redes Wi-Fi em casa são na verdade apenas duas ‘bands’, ligadas ao mesmo exato tempo, que acima de tudo, lhe metem algumas opções em cima da mesa. Afinal, pode manter as duas redes separadas, ou então unificá-las num único SSID, ou seja, numa única rede de acesso.
Mas antes de tomar decisões, é boa ideia perceber o que muda, e que vantagens/desvantagens existem.
Qual é a diferença?
Pois bem, a banda 2.4GHz é a mais utilizada nos routers, sendo de uma frequência mais baixa, e por isso mesmo, capaz de um maior alcance, e de uma maior capacidade de ultrapassar obstáculos (paredes, móveis, etc…)
Assim, se tiver apenas um router para toda a sua casa, talvez seja boa ideia optar por esta rede para ter acesso à Internet em todo o lado. É um pouco mais lenta que a mais recente 5GHz! Mas na prática, a diferença pode ser irrisória, dependendo do seu pacote contratado aos ISP.
Então e os 5GHz?
Dito isto, a banda dos 5GHz tem algumas vantagens associadas, visto que além de mais canais de comunicação, também conta com uma maior largura de banda em cada canal.
Isto significa que em algumas situações, como é a de viver num complexo de apartamentos, esta rede vai ser menos populada, e por isso, menos congestionada.
Normalmente, é possível chegar a maiores velocidades através dos 5GHz, contudo, o seu alcance é mais curto, e a capacidade de ultrapassar obstáculos é menor, por ser uma banda baseada numa frequência maior.
Só quero 5GHz? Desligo os 2.4GHz?
Isto pode ser uma má ideia se tiver aparelhos mais antigos ligados à sua rede Wi-Fi (falta de suporte aos 5Ghz). Além disso, se tiver uma casa com uma dimensão generosa, é provável que os 5GHz sejam incapazes de chegar a todo o lado, com a qualidade que poderá querer na sua ligação à Internet.
2.4GHz + 5GHz! Resulta?
Nos routers mais modernos, temos uma funcionalidade denominada de Band Steering, ou seja, é possível juntar os 2 sinais num só, para criar uma única rede.
Desta forma, o router, e aparelhos ligados à rede ficam responsáveis pela escolha da banda. Na teoria, é a solução para tudo! Contudo, na prática, é algo que pode funcionar um pouquinho mal, dependendo dos aparelhos ligados à rede.
Infelizmente, routers e aparelhos diferentes, reagem de formas diferentes à mudança da qualidade e força do sinal. Em suma, as escolhas tomadas por cada aparelho podem ser… Simplesmente de uma burrice incrível.
Assim, apesar de funcionar bem em alguns casos, a escolha por esta rede ‘unificada’ pode resultar em perda de qualidade Wi-Fi quando vai para o seu quarto, casa de banho, ou cozinha, porque os 5GHz enfraqueceram, mas o seu smartphone continua ‘teimoso’ na mesma banda. (Isto é um defeito dos smartphones Samsung Galaxy baseados em SoCs Exynos, que infelizmente não fazem a melhor gestão das redes.)
Ao mesmo tempo, se tiver muitos aparelhos IoT, como são os aspiradores robot, isto também pode significar perda de sinal, ou conectividade intermitente.
Mas calma!
Se o problema for a perda de sinal, simplesmente perda da qualidade deste, pode sempre melhorar a força do sinal 5GHz a partir de uma rede WiFi Mesh, ou até de uma Powerline.
No meu caso, tenho uma vivenda de terrinha, com primeiro andar e sótão, sendo esta a melhor solução que experimentei até aqui para manter uma velocidade de Internet consistentemente alta em toda a casa. (Uso uma Rede Wi-Fi Mesh totalmente populada por aparelhos Devolo).
Conclusão
Cada caso é um caso! Mas, talvez seja boa ideia continuar com duas redes separadas, para posteriormente ser você a fazer a gestão da coisa.
Está mais afastado do router? Use os 2.4GHz. Está sentado no sofá da sala a ver Netflix, e quer ter velocidade máxima, ligue a rede 5GHz. Parece chato? Talvez, mas basta carregar num botão, não é de todo o fim do mundo.