As trotinetes elétricas são uma realidade no dia-a-dia de várias pessoas em todo o mundo, tornando-nos de certa forma menos ativos, mas ajudando-nos por outro lado através da mobilidade mais rápida e eficaz. Afinal de contas, agora em 10/15 minutos, qualquer pessoa consegue atravessar a cidade sem sequer se cansar. Assim chega a horas a todo o lado e por vezes evitando até a confusão que possa ser andar de transportes públicos em plena hora de ponta. Vamos então olhar para a nova trotinete em Lisboa.
Assim sendo, existem trotinetes para os mais variados estilos e gostos. Umas com mais espaço, outras com uma visão mais desportista e até algumas a pensar no conforto de cada um como já foi possível ver através das já existentes marcas Bolt, Bird, Lime, Whoosh e até mesmo a Link. No entanto, existe mais uma a operar em Lisboa que promete fazê-lo repensar qual a melhor trotinete. Chamando-se nada mais nada menos que RideMovi. Mas valerá a pena?
Android: faça isto para a bateria durar muito mais horas!
Há uma nova trotinete em Lisboa! Mas será que vale a pena?
Portanto, sempre que uma nova trotinete chega a Portugal, há que ter em conta todas as vantagens e desvantagens. Que vão desde preços até à qualidade do serviço. Para dizer a verdade, nos parece até ao momento fantástico. Mas vamos por partes…
Preços
Se por acaso procurava por algo mais barato do que aquilo que já temos no nosso mercado de trotinetes, o melhor mesmo será tirar o cavalinho da chuva. Afinal de contas, a RideMovi oferece-lhe os mesmos preços (cerca de 20 cent. por minuto). Algo que deverá aumentar quase de certeza em breve. Uma vez que estamos naquela fase em que a trotinete é nova e necessita de atrair clientes.
Conforto / rapidez na viagem
No que toca a rapidez e conforto, temos a dizer-lhe que a RideMovi consegue juntar o melhor dos dois mundos. Afinal de contas, temos uma trotinete bastante boa a nível de suspensão, tem bastante espaço, um volante ao qual nos adaptámos bastante bem e um limite de velocidade de 25km/h. Uma subida boa relativamente a outras marcas que permitem apenas os tais 20km/h.
No entanto, tendo em conta que Lisboa é conhecida por ser a cidade das sete colinas. Estas trotinetes parecem não estar à altura de uma boa subida. Afinal de contas, apesar de serem uns verdadeiros “monstros”, parecem não ter a potência necessária para nos fazer subir certas ruas com o utilizador a ter mesmo que dar ao pé na maioria das vezes…
Segurança na estrada
As trotinetes devem sempre que possível andar sobre as ciclovias. Mas quando não temos acesso a nenhuma, o passeio não é uma opção válida tendo em conta que é só para peões, e resta-nos apenas as estradas. Daí ser bastante importante estarmos visíveis para todos os condutores e termos mecanismos suficientes para estarmos seguros no meio do trânsito.
Ora, neste aspeto a RideMovi acabou por nos dar uma boa implementação. Ou seja, para além de todas as luzes de travagem e os faróis de iluminação temos agora os piscas também na parte de trás que são muito necessários. As novas trotinetes da Bolt também já os possuem, mas apenas no volante onde é complicado para os condutores que se encontram atrás de nós perceberem para onde vamos.
No que toca à velocidade nas descidas, saiba que apesar do limite de velocidade ter aumentado, continuamos a ter a travagem automática assim que chegamos aos 25 km/h. No entanto, também é importante saber que essa travagem automática dura apenas alguns segundos. Sendo que após isso a velocidade continua a aumentar até que trave. Isto claro está, apenas nas descidas.
App no Smartphone
A App está bem desenvolvida mas pouco ou nada muda das restantes já existentes. Temos o mapa para localizarmos as trotinetes, os locais onde podemos estacionar e as zonas proibidas onde não podemos estacionar e algumas onde não podemos mesmo circular.
No que toca à nossa carteira na aplicação, existe apenas um coisa que não está muito bem e da qual várias pessoas já se queixaram tanto em Portugal como fora. Que é o facto de dar para associarmos o nosso cartão de multibanco, mas não dar para o apagar. Ora, falando no débito, até ficamos mais ou menos descansados. Mas se por acaso decidir associar um cartão de crédito, o cuidado terá de ser redobrado. Existem relatos de valores exorbitantes debitados e da falta resolução para estes problemas.
Descontos e pacotes promocionais
Tal como em qualquer outra aplicação, a RideMovi também apresenta as suas promoções, embora não sejam tão apelativas quanto isso. Dando-nos 3 pacotes diferentes, com o recomendado a ser o de 200 minutos. Onde cada utilizador tem direito a desbloqueios gratuitos e viagens ilimitadas durante os tais 200 minutos e por apenas 15,99 euros. Pacote válido durante 7 dias.
No entanto, se preferir algo mais barato, tem também disponíveis os pacotes de 100 minutos onde tem à sua disposição os desbloqueios gratuitos e viagens ilimitadas, mas agora apenas durante 100 minutos (pacote válido por 5 dias). E ainda o pacote dos 60 minutos, onde tem tudo igual mas apenas durante 1 hora (pacote válido durante 3 dias).
Em suma, embora já exista um grande Feedback acerca desta marca de trotinetes, e alguns deles não são muito bons. A verdade é que a nossa experiência até ver tem sido excelente. Uma trotinete confortável, rápida e segura. Apenas o preço e os pacotes promocionais é que é realmente algo que não nos deixa muito empolgados. Mas acreditamos que possa melhorar com o tempo.
No que toca às bicicletas da mesma marca, temos a dizer-lhe que ainda não se encontram disponíveis em Lisboa. Ou se por acaso já há, nós não as conseguimos encontrar em lado nenhum…
Nota da Trotinete: 7/10