O Wi-Fi é algo que muitas pessoas tomam como garantido. Afinal de contas é a forma mais simples de estarmos ligados à Internet. É por esse motivo que começa a ser muito frustrante quando o smartphone parece ter problemas para se manter ligado. De facto, há muitas coisas que podem fazer com que isso aconteça. Mas a culpa será do telemóvel, do router ou da própria ligação à Internet? As possibilidades são realmente muitas. Dito isto, se o seu telemóvel está a dar problemas com o Wi-Fi experimente isto!
Telemóvel a dar problemas com o Wi-Fi? Experimente isto!
Podem existir várias causas para esta situação. É por esse motivo que vamos abordar este problema de vários ângulos. Deste modo, pelo menos uma das sugestões vai resolver o seu problema.
A Internet está a ter problemas
Comecemos pela explicação mais simples e mais provável. A sua Internet está a ter alguns problemas. A culpa não é do seu smartphone nem sequer do seu router. Ou seja, está relacionado com o seu fornecedor de Internet.
O que pode fazer acerca disto? Infelizmente, não muito. Se a sua Internet está em baixo ou a ter alguns problemas terá mesmo de esperar. A única coisa que pode fazer é verificar se é realmente a sua Internet que está a causar os problemas.
O Router está a funcionar mal
Se o problema não estiver no fornecedor de Internet até porque o downdetector não relata queixas então convém olharmos com atenção para o router. Como muitos dispositivos que tem em casa, por vezes um router pode começar a comportar-se de forma estranha. E tal como esses outros dispositivos, um simples reiniciar pode resolver o problema.
Se não resolver há sinais de problemas com o router que pode verificar. O router está excessivamente quente ao toque? Os cabos estão todos ligados ao router e ao modem de forma segura e firme? Estas pequenas coisas podem fazer com que o Wi-Fi não seja fiável.
Demasiados Dispositivos na sua Rede
É bastante comum hoje em dia ter dezenas de dispositivos em sua casa ligados ao Wi-Fi. Algo em que as pessoas muitas vezes não pensam é que os routers podem ter limites para quantos dispositivos podem ser ligados ao mesmo tempo.
Se recentemente adicionou alguns novos dispositivos com Wi-Fi à sua casa – ou se tem mais pessoas do que o habitual na sua habitação é provável que o limite do seu router tenha sido atingido.
No entanto este é um problema bastante raro. O “limite” na maioria dos routers é muito alto, se é que existe um limite.
Está relativamente longe do router
A colocação do seu router pode ter um grande impacto no desempenho da sua rede Wi-Fi. Paredes e objectos podem atrapalhar e afectar a distância que o seu Wi-Fi pode alcançar. Se estiver um pouco longe do alcance do Wi-Fi, o seu smartphone irá estar a desligar-se e a ligar-se repetidamente à sua rede. Caso consiga ainda alcançá-la.
Se for este o problema pode resolver a situação colocando o router num local melhor. O mais central possível é o ideal.
Ou seja, tente colocar o seu router em qualquer quarto que esteja mais próximo do centro da sua casa.
Interferência de Outros Dispositivos
Pode não se aperceber, mas alguns dos outros dispositivos em sua casa podem interferir com o seu router. Telefones sem fios, televisões inteligentes, micro-ondas, dispositivos Bluetooth e outros routers próximos podem ter sinais que interferem com o Wi-Fi.
Se o seu router estiver perto de um destes dispositivos, pode ter descoberto a causa. Outra coisa que você pode fazer é mudar o canal que o seu router usa.
Não separar as redes
Os routers Wi-Fi atuais operam maioritariamente em duas bandas. São elas os 2.4 GHz e os 5GHz. Ora a banda que utilizamos afeta a velocidade das ligações. Sobretudo se olharmos para a forma como as coisas estão distribuídas. Assim existem algumas regras que podemos seguir para deixar tudo a funcionar melhor e mais rapidamente!
Resumidamente para quem ainda não o fez, se as redes estão misturadas temos de as começar por separar. A seguir é distribuir os equipamentos certos pelas redes certas. Entretanto se separar as redes verá que até o smartphone da Samsung se liga melhor à sua rede Wi-Fi. É que por vezes estes equipamentos ficam baralhados quando existem redes mistas.
A primeira coisa que temos de fazer é então acedermos à administração do Router e procedermos à separação das redes na secção Wi-Fi.
Na altura em que isso estiver feito podemos atribuir um nome para a rede de 2.4GHz e outro à rede 5GHz.
Agora a parte mais importante é dividir as coisas.
O que são os canais Wi-Fi?
O router Wi-Fi transmite o sinal em duas bandas, 2.4GHz e 5GHz. Cada banda opera numa frequência diferente, e dentro de cada banda há diferentes canais que também transmitem em frequências bastante diferentes. A banda de 2.4GHz transmite Wi-Fi de menor qualidade que pode viajar mais longe, enquanto a banda de 5GHz transmite Wi-Fi de maior qualidade que é mais suscetível a interferências ou interrupções.
Entretanto, há também uma nova banda wi-fi 6, mas vamos focar-nos essencialmente nas outras duas.
Como dividir os equipamentos pelas redes
Pelas suas características existem equipamentos que é melhor ligar às redes 2.4GHz e outros às de 5.
Aqueles que deve ligar à banda 5 GHz porque necessitam de mais velocidade são essencialmente consolas de jogos, computadores, smartphones e smart TVs.
Já no caso das redes de 2.4 GHz devemos utilizá-la essencialmente para colunas inteligentes, outros dispositivos domésticos e câmaras de segurança.
Entretanto esta divisão vai evitar estrangulamentos na rede por estarmos apenas a sobrecarregar uma delas e tudo vai funcionar melhor e mais rapidamente.
Se o seu smartphone desliga-se do Wi-Fi as razões estão nesta lista que elaborámos.
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