Smartphone Android antigo: ganhe agora mais velocidade!

Por vezes os smartphones Android antigos são colocados na gaveta quando ainda não havia necessidade de se adquirir já um novo. Isto porque, na maioria dos casos, ainda tinham muito para dar. Dito isto, há formas de dar uma nova vida, ou se preferir, mais velocidade a um smartphone Android antigo. Assim através destas dicas vão ficar com um equipamento bastante mais rápido.

Smartphone Android antigo: ganhe agora mais velocidade!

Limpar aplicações desnecessárias

Encher a memória de qualquer telefone com aplicações desnecessárias nunca é boa ideia. É que muitas delas correm em segundo plano e como tal atrasam o equipamento e contribuem para que a bateria dure menos tempo. Por tudo isto removam as aplicações que não utilizam. Se por algum motivo não as conseguirem remover, então desativem-nas.

smartphone android antigo

Tudo o que necessitam de fazer é acederem a configurações e posteriormente a Aplicações.

Desativar os widgets num smartphone Android antigo

É verdade que os Widgets são convenientes, no entanto podem atrasar o equipamento. Se realmente precisam deles, deixem-nos no ecrã principal. Caso contrário e se apenas lá estão por uma vertente estética livrem-se deles. Acreditam que o desempenho do vosso equipamento vai agradecer.

smartphone android antigo

Opções de programador

Assim para as dicas que se seguem vão ter de utilizar as opções de programador que não estão acessíveis por defeito. No entanto, quando bem configuradas podem melhorar muito a experiência de utilização e o desempenho. Eis como as ativarem:

Acedam às definições. Carreguem em Acerca do dispositivo. Procurem por Informações do Software. Procurem por Nº de compilação e carreguem lá sete vezes.

Agora estão preparados para seguirem as próximas linhas.

Limitar os processos em segundo plano

Os smartphones estão a sempre a executar determinadas tarefas em segundo plano e quando esses processos se acumulam, podem diminuir em larga escala o desempenho do dispositivo. Ao limitarem estes processos vão conseguir garantir sempre o máximo desempenho. Para esse efeito dirijam-se a “Opções de programador e procurem por “Limitar processos em segundo plano”. Agora poderão indicar, por exemplo, no máximo 2 processos. A seguir, podem reiniciar o dispositivo e aproveitarem as melhorias ao nível do desempenho. Tenham em atenção que não devem colocar um valor muito baixo pois poderá impedir que as aplicações que utilizam funcionem bem.

Reduzir escalas de animação: uma forma de acelerar um smartphone Android antigo

As animações são agradáveis, mas podem ter um forte impacto no desempenho. Se as desligarem vão ficar com um equipamento mais rápido. Vão a “Opções de programador” e vejam as configurações de animação. Definam todas para 0.5x para obterem um melhor desempenho.

Não mantenham as atividades

A capacidade multitarefa do Android é impressionante, mas também pode ser uma das razões pelas quais os telefones ficam mais lentos com o passar do tempo. A opção “Não manter atividades” faz com que as aplicações não sejam executadas em segundo plano quando fechadas, mantendo a memória RAM livre para outros processos.

Vá a definições e depois a opções para programador e ative a opção “Não manter atividades”. Reinicie o equipamento para que esta opção fique bem ativada.

Utilizar versões lite das aplicações

Com o Android Go, assistimos também ao lançamento de aplicações Lite. Se não é fã do Facebook no que diz respeito aos gastos de bateria e ao impacto no smartphone então pode utilizar versões Lite. O mesmo com o Instagram e outras apps. Claro que nem todas as funcionalidades estarão ativas ou vão funcionar da mesma maneira. Seja como for ocupam menos espaço e menos memória.

Experimentaram algum destes truques? Sentiram alterações? Contem-nos tudo nos comentários.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.