Inicio Android Programadores da Google vão fechar a porta aos bugs!

Programadores da Google vão fechar a porta aos bugs!

Os investigadores da Google vão dar tudo na busca por bugs e vulnerabilidades em todos os smartphones que usam o sistema operativo Android. Este sistema há muito que ganhou a imagem de algo cheio de bugs e vulnerabilidades. Tudo isto somado não dá grande otimismo aos utilizadores. No entanto, tem tudo depende da Google.

Programadores da Google vão fechar a porta aos bugs!

Há muitos fabricantes que agarram neste sistema e fazem diversas alterações. Claro que o objetivo é sempre melhorar. No entanto, sem querer, acabam por abrir buracos que podem abrir a porta aos criminosos. Basta uma linha de código errada para as coisas correrem mal.

Foi por esse motivo que a equipa da Google resolveu começar a analisar o software de terceiros à procura de erros que possam afetar todo o sistema.

Google bugs

A iniciativa chama-se Android Partner Vulnerability Initiative (APVI). Assim, a equipa de investigação já identificou uma série de problemas que foram relatados aos fabricantes. Na prática estamos a falar de questões que envolvem a Samsung, Huawei, Oppo, Vivo, Meizu e ZTE. Entretanto, em alguns casos não houve reação e uma série de vulnerabilidades nunca foram corrigidas. Talvez por esse motivo, a Google criou um site especial onde publica informações acerca dos problemas identificados.

Quando as falhas não chegam dos próprios fabricantes, surgem através da Play Store.

Google bugs

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store.

De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou o comportamento de uma app muito popular que estava a circular entre os utilizadores do Tik Tok. Chamou-lhe tanto à atenção que ela decidiu falar sobre isto com alguém. Assim, alertou a empresa de segurança Avast que agarrou na sua denúncia, investigou e descobriu sete apps perigosas que estavam a ser descarregadas na Google Play Store. Para além disso, algumas estavam inclusivamente presentes na Apple App Store.

Graças a esta rapariga, a Avast conseguiu colocar um ponto final nesta situação ao alertar a Google. E sabe quanto dinheiro deram aos criminosos? Cerca de 500 mil Euros.

Entretanto as especificações detetadas estão especialmente dirigidas aos mais jovens. Assim, fazem-se passar por jogos, wallpapers e programas de download de música. O esquema começa por cobrar entre dois e dez Euros por um serviço que não vale um cêntimo. Ou seja, fazer um smartphone vibrar, um wallpaper que está disponível em todo o lado de forma pública ou acesso a música. Isto já para não falar de publicidade agressiva.

Pode ler mais sobre isto aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Leak: Galaxy S21 chega com a nova interface One UI 3.1

Depois de este ano ter apresentado os principais topos de gama, a Samsung já está a trabalhar na nova geração da gama S. Neste...

Play Store: apps para crianças banidas por violações! Remova já

A Google removeu três apps para crianças muito populares da Play Store depois de terem sido apontadas algumas violações. Estas recolhas de dados foram...

Hyundai Kona N 2021: um SUV não pode ser divertido?

Atualmente os entusiastas no mundo automóvel estão a optar por pequenos e grandes SUV. Algo que contraria a grande procura anterior pelos famosos e...

Redmi K30S: especificações e preço de um super-equipamento!

A Xiaomi vai apresentar um novo equipamento da gama K30 na China. O evento terá lugar amanhã. Dito isto, o novo dispositivo vai chamar-se...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...