Google Play Store: apague já estas apps perigosas!

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store. De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou o comportamento de uma app muito popular que estava a circular entre os utilizadores do Tik Tok. Chamou-lhe tanto à atenção que ela decidiu falar sobre isto com alguém. Assim, alertou a empresa de segurança Avast que agarrou na sua denúncia, investigou e descobriu sete apps perigosas que estavam a ser descarregadas na Google Play Store. Para além disso, algumas estavam inclusivamente presentes na Apple App Store.

Google Play Store: cuidado com as novas apps perigosas! Apague já

Graças a esta rapariga, a Avast conseguiu colocar um ponto final nesta situação ao alertar a Google. O problema é que elas já foram descarregadas 2.4 milhões de vezes. E sabe quanto dinheiro deram aos criminosos? Cerca de 500 mil Euros.

As especificações detetadas estão especialmente dirigidas aos mais jovens. Assim, fazem-se passar por jogos, wallpapers e programas de download de música. O esquema começa por cobrar entre dois e dez Euros por um serviço que não vale um cêntimo. Ou seja, fazer um smartphone vibrar, um wallpaper que está disponível em todo o lado de forma pública ou acesso a música. Isto já para não falar de publicidade agressiva.

Algumas das apps são na prática, troianos. Ou seja, aplicações que parecem ser legítimas mas que depois apenas vão encher o smartphone de publicidade. O site ZDNET refere os nomes das apps que foram apagadas pela Play Store, mas que infelizmente ainda estão disponíveis nos smartphones dos utilizadores.

Assim a primeira app que tem de verificar se tem no smartphone chama-se ThemeZone – Shawky App Free – Shock My Friends.

Play Store apps perigosas

Outra que parece ter tido muito sucesso promete o download de músicas. Assim falo em concreto do Ultimate Music Downloader.

Play Store apps perigosas

A outra também promete exatamente o mesmo e chama-se Free Download Music.

Entretanto também foram descobertas aplicações perigosas na Apple App Store.

Nelas incluem-se as Shock My Friends, Satuna, 666 Time, ThemeZone, Live Wallpapers e Shock my Friend Tap Roulette.

Algumas destas apps para além de encherem o smartphone com publicidade, tentam ganhar permissão de acesso ao armazenamento.

As aplicações descobertas violam as políticas da Google.

Nesta altura as apps falsas e perigosas estão a fazer de tudo para entrarem nas lojas oficiais e assim patrocinarem esquemas criminosos. Para não cair em esquemas, é muito importante olhar sempre para a caixa de comentários. Em muitos casos, quando se tratam de apps falsas, as pessoas queixam-se que as instalaram e que elas não fazem nada. Ou então que encheram o smartphone de publicidade.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também