Google Play Store: apague já estas apps perigosas!

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store. De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou o comportamento de uma app muito popular que estava a circular entre os utilizadores do Tik Tok. Chamou-lhe tanto à atenção que ela decidiu falar sobre isto com alguém. Assim, alertou a empresa de segurança Avast que agarrou na sua denúncia, investigou e descobriu sete apps perigosas que estavam a ser descarregadas na Google Play Store. Para além disso, algumas estavam inclusivamente presentes na Apple App Store.

Google Play Store: cuidado com as novas apps perigosas! Apague já

Graças a esta rapariga, a Avast conseguiu colocar um ponto final nesta situação ao alertar a Google. O problema é que elas já foram descarregadas 2.4 milhões de vezes. E sabe quanto dinheiro deram aos criminosos? Cerca de 500 mil Euros.

As especificações detetadas estão especialmente dirigidas aos mais jovens. Assim, fazem-se passar por jogos, wallpapers e programas de download de música. O esquema começa por cobrar entre dois e dez Euros por um serviço que não vale um cêntimo. Ou seja, fazer um smartphone vibrar, um wallpaper que está disponível em todo o lado de forma pública ou acesso a música. Isto já para não falar de publicidade agressiva.

Algumas das apps são na prática, troianos. Ou seja, aplicações que parecem ser legítimas mas que depois apenas vão encher o smartphone de publicidade. O site ZDNET refere os nomes das apps que foram apagadas pela Play Store, mas que infelizmente ainda estão disponíveis nos smartphones dos utilizadores.

Assim a primeira app que tem de verificar se tem no smartphone chama-se ThemeZone – Shawky App Free – Shock My Friends.

Play Store apps perigosas

Outra que parece ter tido muito sucesso promete o download de músicas. Assim falo em concreto do Ultimate Music Downloader.

Play Store apps perigosas

A outra também promete exatamente o mesmo e chama-se Free Download Music.

Entretanto também foram descobertas aplicações perigosas na Apple App Store.

Nelas incluem-se as Shock My Friends, Satuna, 666 Time, ThemeZone, Live Wallpapers e Shock my Friend Tap Roulette.

Algumas destas apps para além de encherem o smartphone com publicidade, tentam ganhar permissão de acesso ao armazenamento.

As aplicações descobertas violam as políticas da Google.

Nesta altura as apps falsas e perigosas estão a fazer de tudo para entrarem nas lojas oficiais e assim patrocinarem esquemas criminosos. Para não cair em esquemas, é muito importante olhar sempre para a caixa de comentários. Em muitos casos, quando se tratam de apps falsas, as pessoas queixam-se que as instalaram e que elas não fazem nada. Ou então que encheram o smartphone de publicidade.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

As novas câmeras do iPhone 13 Pro trazem uma desvantagem

Um dos grandes 'upgrades' do iPhone 13 Pro, está no módulo de câmeras traseiro! Ao contar com sensores mais poderosos, e lentes também elas...

Galaxy S21 FE: uma morte prematura dias antes do evento!

É muito raro para uma empresa como a Samsung cancelar um novo smartphone dias antes do evento de lançamento, no entanto, de acordo com...

iPhone 13 Pro Max vs Galaxy S22 Ultra: quem resiste mais?

O lançamento de novos smartphones significa novos testes. Enquanto alguns são mais calmos e limitam-se ao normal, outros são mais perigosos. Pelo menos para...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!