Se mudar de placa gráfica, desinstale os drivers antigos!

Sempre que se muda de placa gráfica, é boa ideia fazer uma pequena limpeza nas drivers, especialmente se trocar de uma placa AMD Radeon para uma placa NVIDIA ou vice-versa. Neste caso, em vez de fazer uma simples desinstalação, até recomendo a utilização do DDU para garantir que desaparece tudo.

O que são drivers? Muito resumidamente, são programas responsáveis pela comunicação entre o sistema operativo de um PC e o seu hardware. Dito isto, este hardware pode ser uma impressora, um rato, placas gráficas ou de rede, colunas, teclados, etc…

Mas porquê toda esta preocupação? Pois bem, além de prováveis ‘bugs’ e artefactos gráficos, ao que tudo indica, as drivers AMD Radeon também ocupam a totalidade dos recursos de um núcleo de processamento do seu CPU, mesmo que não tenha uma placa gráfica da fabricante no seu sistema.



Se mudar de placa gráfica, desinstale os drivers antigos!

desinstale drivers

Portanto, quem descobriu a situação foi o editor W1zzard do reputado site TechPowerUp quando andou a mexer num sistema de testes em casa. Chegando à conclusão que a culpa é do ‘RadeonSettings.exe’, que está constantemente a utilizar 100% de um núcleo do processador.

A razão é simples, no código que dá vida ao software da AMD, existe um evento que está constantemente à espera que algo comece. Contudo, como não existe placa gráfica AMD Radeon no sistema, o código vai estar sempre à espera de um sinal que simplesmente não existe.

Ou seja, a AMD faz um pre-load do executável Radeon Settings em segundo plano sempre que o sistema é ligado. Quer exista uma placa gráfica da marca no PC ou não. O que poderá fazer sentido em alguns casos, mas que mais uma vez serve de aviso para que não deixe drivers antigas ou que já não utiliza, instaladas no disco.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também