(Especial/Opinião) iOS vs Android: Como está a rivalidade em 2020?

iOS vs Android em 2020: Eu passo o meu ano inteiro a saltar de review de smartphone Android em review de Smartphone Android, navegando neste ecossistema dominado pela Google como se a minha vida dependesse disso. Sendo muito raro tocar num iPhone para perceber como é que a coisa está em comparação aos melhores topo de gama do mundo Android.

Por isso, decidi armar-me em Pai Natal, e fui à procura de um iPhone 11 Pro como prenda para mim mesmo neste estranho ano de 2020 (Não houve orçamento para o 12 Pro :P). Tudo para perceber como é que o meu uso diário se adapta ao mudar do ecossistema da gigante da pesquisa para o ecossistema da gigante da maçã trincada.

E meus amigos… Que confusão que vai nesta cabeça com este Android vs iOS!

Ao fim ao cabo, as diferenças entre os dois mundos estão mesmo à minha frente, mas continua tão difícil escolher o melhor smartphone entre estes dois ‘universos’.


  • LINK

(Especial) iOS vs Android: Como se comparam dois topos de gama em 2020?

iOS vs Android em 2020

Portanto, antes de mais nada, vou fazer comparações diretas entre o iPhone 11 Pro de 2019 e o Xiaomi Mi 10 lançado no início de 2020. Dois aparelhos que já tiveram de lutar no mundo da gama alta durante uns quantos meses deste estranho ano. Mas vamos ao que interessa.

iOS vs Android em 2020
Apple iPhone 11 Pro
iOS vs Android em 2020
Mi 10

Pois bem, antes de mais nada, no campo do design e ‘feeling’ que o aparelho passa para a mão do utilizar… É para mim inegável que o Mi 10 da Xiaomi leva a vantagem! A construção de vidro curvo e alumínio é realmente ‘Premium’, sendo algo que se sente cada vez que se pega no telemóvel.

Além disto, graças à não existência de uma ‘notch’ (temos um ‘entalhe’ no canto superior esquerdo), e claro, as margens super reduzidas, temos também um outro nível de imersão que simplesmente não existe no iPhone. Aqui não estamos a falar apenas de conteúdo multimédia, visto que até dentro de qualquer app do nosso dia-a-dia como o WhatsApp ou o Instagram, parece que temos mais para ver com o tamanho do ecrã.

Contudo, não me perceba mal, não é que o iPhone seja feio, ou que tenha um ecrã de baixa qualidade. Na minha opinião, o design introduzido pelo iPhone X em 2017 está ultrapassado, sendo algo por demais evidente quando metemos estes dois aparelhos lado a lado.

Então… Por que razão é que esta escolha é uma grande confusão?

Vou começar por contar a minha experiência inicial. Nos primeiros dois dias em que utilizei o iPhone 11 Pro em detrimento do meu Xiaomi Mi 10… Odiei a experiência! Ao ponto de até ficar irritado e meter o iPhone no OLX.

Sim, o iPhone é rápido a entrar nas aplicações, no entanto, para quem está habituado a ecrãs de 90Hz ou 120Hz, aquela lentidão nas animações e movimento de toda a interface parece uma faca a entrar lentamente no nosso pulso.

Contudo, apesar da gravidade do que disse em cima, ao longo do tempo, é inegável que o iPhone nos começa a conquistar aos poucos.

Não é pelo design, e nem é pela performance pura e dura tão bem conhecida pelos verdadeiros fãs dos produtos da maçã. Mas sim pelo pacote total.

O iPhone não é o melhor em nada, mas é bom em absolutamente tudo!

Afinal de contas, é leve e bastante mais compacto que qualquer smartphone topo de gama Android. Além disto, tem um sistema de câmeras que não tem a mesma contagem de megapíxeis de vários concorrentes do mercado, como este Mi 10 que tem uma lente principal de 108MP, mas que ainda assim continua a impressionar tanto de dia como de noite.

Em paralelo, é super rápido na abertura de aplicações, por vezes com uma diferença de vários segundos a abrir a mesma app (iOS vs Android).

Em suma, é um tipo de uso que lentamente nos começa a puxar para o aparelho da Apple, e que nos faz esquecer a vantagem no design e usabilidade dos topos de gama do mundo Android.

Conclusão deste artigo ‘opinativo’

iOS vs Android em 2020

Eu não queria mesmo usar esta frase, mas a verdade é que o iPhone continua a ser um aparelho que simplesmente ‘funciona’. Apresentando uma velocidade dentro do ecossistema de apps existente que o lado da Google ainda não consegue alcançar.

Apenas gostaria que o design mudasse um pouco na próxima versão, e que claro, os ecrãs de 120Hz comecem a ser uma realidade com o lançamento da próxima gama de aparelhos, muito possivelmente denominada de iPhone 13.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também