ASRock ‘goza’ com a AMD e lança o CAM para as boards Intel

Muito se tem dito acerca da funcionalidade SAM da AMD (Smart Access Memory), uma novidade que é basicamente um nome de marketing para a funcionalidade PCIe Resizable BAR. O que por sua vez permite ao CPU ter acesso à totalidade da memória da placa gráfica.

Pois bem, a ASRock acabou de lançar a CAM (Clever Access Memory), que é basicamente a mesma exata funcionalidade que mencionámos em cima, com o nome Clever em vez de Smart. O que claro está, curiosamente, também significa mais ou menos a mesma coisa.

Mas qual é a diferença de performance nos sistemas Intel?



ASRock acabou de lançar a CAM para as motherboards Intel (Igual à SAM da AMD)

boards Intel

Portanto, a ASRock lançou uma atualização para a BIOS das suas motherboards Z490 Taichi que basicamente traz uma grande novidade, a Clever Access Memory (CAM)! Algo que entretanto já foi testado em conjunto com uma placa gráfica Radeon RX 6800 XT.

Pois bem, com um processador Intel Core i7-10700K, Shadow of the Tomb Raider ganhou 3.32% de performance na resolução 4K. No entanto, o recente Assassin’s Creed Valhalla teve um ‘boost’ massivo de 11.54%! O que na nossa opinião é basicamente igual ao vestir um par de calças e encontrar 20€ perdidos no bolso.

Ainda assim, apesar de tudo isto ser excelente para os utilizadores, visto que é um aumento de performance em todos os jogos, seja ele grande ou pequeno… Acaba por ser estranho esta funcionalidade apenas aparecer em 2020, quando já está nas especificações do standard PCIe desde 2013. Ainda mais estranho é ver toda a gente começar a mexer-se depois da AMD ter apresentado a funcionalidade com o lançamento das novas RX 6000 e novos Ryzen 5000.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Atenção: Google Fotos vai começar a esconder as suas fotos!

Foi em Maio que ficámos a conhecer uma nova função na app de fotografias da Google que garante mais privacidade. No entanto, só ficou...

Xiaomi vai ser a nova Huawei? Problemas na Europa?

Xiaomi vai ser a nova Huawei? - O NCSC (Centro Nacional de Cybersegurança da Lituânia) divulgou na passada quarta feira, um novo relatório tendo...

China declarou ilegais todas as transações de criptomoedas

Já não é novidade para ninguém que o governo Chinês anda a tentar "cortar as pernas" ao mundo das criptomoedas. Mas, o que aconteceu...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!