Galaxy S9+ é quase tão caro a produzir quanto o iPhone X

O novo topo de gama da Samsung, o Galaxy S9+ é um dos smartphones Android mais caros do mercado ao custar 969€. No entanto, existe uma razão para isso. É que não fica nada barato produzi-lo.

Em comparação com os seus rivais diretos, o Galaxy S9+ apenas fica atrás do iPhone X da Apple que consegue ser ligeiramente mais caro, ou seja, até ultrapassa o próprio Note 8 da Samsung que é vendido a um preço superior.

Atenção que os custos são apenas estimados. Os fabricantes não costumam divulgar este tipo de informação, por isso só é considerado o custos dos componentes.

Samsung Galaxy S9+ S9 iPhone X

Comparação de custos

Temos aqui a comparação da oferta mais recente da Samsung, o Note 8 e Galaxy S9+ e ainda o S8+ para termos uma ideia das mudanças relativamente ao modelo do ano passado, e como não poderia faltar, os rivais do lado da maçã, o iPhone 8+ e o rei da monocelha, o iPhone X.

Esta comparação não tem em conta a idade dos aparelhos e consequente descida de preços dos componentes. São os dados da altura do lançamento de cada um.

Samsung Galaxy S9+ S9 iPhone X

 Resumo do gráfico

Telemóvel

Custo dos componentes

Apple iPhone X316 Euros
Samsung Galaxy S9+308 Euros
Samsung Note 8300 Euros
Samsung Galaxy S8+278 Euros
Apple iPhone 8+263 Euros

Samsung Galaxy S9 vs Samsung Galaxy S8

Com o Galaxy S9+ a Samsung investiu num processador mais rápido, maior velocidade LTE e ainda num sistema de câmara mais eficaz, tudo isto em comparação com o Galaxy S8+ do ano passado.

Já o ecrã, o vidro traseiro e o corpo de alumínio parecem ser os mesmos, com algumas modificações pouco significativas.

A gigante Coreana passou a usar memória 3D V-NAND, poupando alguns trocos no armazenamento. Já na memória RAM a empresa aumentou a capacidade de 4GB LPDDR4X para 6GB LPDDR4X, que obviamente custa um pouco mais.

Quanto aos componentes da antena, o Galaxy S9+ usa agora um componente LTE de categoria 18 que custa cerca do dobro daquele que encontramos no S8+.

Samsung S9+ vs Apple iPhone X

Quando comparado com a oferta mais recente da Apple, o custo de produção do S9+ quase que apanha o iPhone X que custa cerca de 316 Euros.

A Samsung integra o modem LTE diretamente no seu processador Exynos 9810 com um custo de 54 Euros, enquanto que a Apple separa estes dois componentes(processador A11 + modem Qualcomm MDM9655 LTE) que combinados têm um custo total de 52 Euros.

Em termos de câmaras, o sistema do Galaxy S9+ é um pouco mais complexo por isso também custa um pouco mais, 39 Euros em vez dos 34 Euros do lado da Apple.

Curiosamente o ecrã AMOLED do iPhone X que até é fabricado pela Samsung, é um pouco mais pequeno, tem menos píxeis mas custa mais que o ecrã AMOLED do Galaxy S9+, ao custar 62 Euros contra os 58 Euros do S9.

No armazenamento a Samsung tem uma grande vantagem, pois fabrica a sua própria memória 3D V-NAND enquanto que a Apple compra a terceiros, por isso é normal a Samsung gastar apenas 9 Euros enquanto que a Apple gasta 15 euros.

Já na memória RAM temos uma grande diferença, até porque a Apple usa apenas 3GB de memória LPDDR4 enquanto que a Samsung usa 6GB de memória LPDDR4X, o dobro da rival. Em paralelo, utiliza módulos tecnologicamente mais avançados. Aqui a Samsung gasta 31 Euros enquanto a Apple gasta 20 Euros.

A Apple teve um grande foco no corpo do seu iPhone X, por isso também gastou mais algum dinheiro, 37 vs os 23 Euros que a Samsung gasta no Galaxy S9+.

Conclusão

A Samsung tem uma grande vantagem sobre a sua maior rival, que é o fabrico de muitos dos componentes que integra nos seus telemóveis, já a Apple tem de comprar quase todos os componentes de terceiros, incluindo o ecrã OLED que vem da própria Samsung.

Dito isto, é provável que a Samsung gaste muito menos dinheiro do que vemos neste gráfico, por conseguir as peças a preço de custo.

Se quiser saber um pouco mais sobre o Galaxy S9+, leia o nosso artigo de primeiras impressões.

Fonte