A Samsung já confirmou que vai apresentar ao mundo o Galaxy Note 9 no dia 9 de agosto. O conhecido leakster Eldar Murtazin, que utilizou a unidade de pré-produção do Nota 9 para avaliar o seu hardware e software, partilhou algumas informações interessantes acerca do Galaxy Note 9.

Segundo Murtazin, há uma diferença minúscula entre o design frontal do Galaxy Note 9 e do antecessor Galaxy Note 8. De facto, a única grande mudança no design é o leitor de impressões digitais reposicionado, que agora está disponível abaixo da câmara dupla orientada na vertical.

Ao nível da câmara, a Samsung não trouxe muitas mudanças importantes, pois herda a configuração de câmera dupla com abertura variável do Galaxy S9+. Murtazin revelou que com a integração de novos algoritmos e melhor estabilização ótica de imagem, as câmaras duplas são capazes de oferecer uma melhor experiência fotográfica.

Entretanto, a empresa sul-coreana também atualizou os Emojis de realidade aumentada no Note 9. Em paralelo,  unidade de pré-produção foi encontrada com um painel mais brilhante para melhor visibilidade da luz solar. Destaca-se também a funcionalidade Always on Display (AOD) atualizada.

O Galaxy Note 9 é um pouco volumoso, já que Murtazin afirma que ele integra uma bateria de 4.000mAh. Uma bateria tão grande pode permitir que este dispositivo funcione durante dois dias com uma única carga. Como os rumores revelaram, Murtazin afirma que a caneta S Pen vai chegar com algumas melhorias importantes, incluindo suporte para conectividade Bluetooth.

Espera-se que os EUA e a Coréia do Sul recebam a edição Snapdragon 845 do Galaxy Note 9. O resto do mundo recebe a variante Exynos 9810. Este dispositivo vai chegar com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. A empresa também deve lançar uma edição de 8 GB de RAM do Note 9, que incluirá 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno.

É provável que esta empresa possa anunciar o Galaxy Note 9 como um smartphone mais virado para o mundo dos negócios quando o lançamento for oficializado. Entretanto novas informações dão conta que o Galaxy Note 8 pode ser descontinuado para impulsionar as vendas da Nota 9. O que dá força a esta informação é que este fabricante suspendeu o envio do Note 8 para as lojas, pelo menos, lá fora.

Entretanto com o Note 8 a ser descontinuado e se não quer esperar um mês pelo Note 9, será que o Samsung Galaxy S9+ pode ser uma melhor opção?

Como nos conta o Nuno Oliveira, o Galaxy Note 9 é um Galaxy S9+ com um ecrã um pouco maior e com S-Pen. No entanto, há quem goste dos elementos de produtividade que a Samsung mete na sua linha Note!

Samsung Galaxy S9+ vs Galaxy Note 9 – Ecrã

samsung vidro

O actual topo de gama Galaxy S9+ tem um ecrã Super AMOLED de 6.2” 18.5:9 com a resolução máxima de 2960 x 1440. Que em em comparação ao Note 9, consiste apenas uma diferença de 0.2”! Pois a tecnologia e resolução será exatamente a mesma.

Samsung Galaxy S9+ vs Galaxy Note 9 – Especificações

O Galaxy Note 9 vai contar com o mesmo hardware que equipa o S9!

Ou seja, vai contar com um Exynos 9810 ou um Snapdragon 845(Exynos em Portugal), bem como 6GB de memória RAM e armazenamento mais que suficiente para o utilizador comum.

Para ser mais específico, o modelo base vai ter 6GB de memória RAM e provavelmente 64GB de armazenamento, mas poderá existir uma versão com 8GB de RAM e 512 GB de armazenamento.

Se quer os melhores componentes do mundo Android, vai ter aqui uma excelente oportunidade! Além disto, rumores apontam para um aumento da capacidade da bateria em relação ao modelo do ano passado.

  • Galaxy Note 9 afinal terá uma bateria de 4.000mAh – clique aqui.

Samsung Galaxy S9+ vs Galaxy Note 9 – Funcionalidades

Samsung Galaxy Note 9 S9

Ambos os smartphones incluem suporte à doca ‘DeX Pad’ bem como a carregamento rápido sem fios ‘Qi Wireless’.

No entanto, o Note 9 deverá ter uma especificação de carregamento um pouco melhor! Com um rating de 12 V | 2.1A que equivalem a cerca de 25W, em comparação com os 15W do S9+.

Ainda não sabemos se este tipo de carregamento será suportado por todos os acessórios ‘Qi Wireless’ ou se será algo exclusivo do Galaxy Note 9. Mas uma coisa é certa, se quer carregamento sem fios ultra rápido, o próximo topo de gama da linha Note pode ser a sua melhor escolha.

Além disto, quem gosta da linha Note, tem a sua atenção na famosa ‘S-Pen’. Que para alguns é algo giro mas com pouca utilidade, para outros é um acessório obrigatório no seu dia a dia.

Samsung Galaxy S9+ vs Galaxy Note 9 – Preço

Se por acaso já deu uma valente ‘cacetada’ na sua conta bancária ao comprar o S9 Plus. Provavelmente não lhe vai querer causar mais mal tão rapidamente.

Pois o modelo base do S9+ em Portugal saiu a custar cerca de 969€, com 64GB de armazenamento.

Ora bem, o Note 9 deverá ultrapassar facilmente a marca dos 1000€, tal e qual como o seu antecessor. Isto pelo modelo base de 6GB de RAM e 64 GB de armazenamento.

Depende agora de si perceber se vale a pena os euros extra por mais 0.2” de ecrã, carregamento sem fios mais rápido e a S-Pen.

Se já possui um S9+, não faz qualquer sentido trocar por um Note 9! A não ser claro, que vá aproveitar todas as funcionalidades extra no seu dia a dia.

Por outro lado, quem está no mercado à procura de um telemóvel ‘com tudo aquilo a que tem direito‘ sem olhar a custos… Provavelmente quererá ter um gostinho daquilo que vale a linha Note da Samsung.

Em suma, é difícil de defender a compra do Note 9… Quando todo o Hardware é baseado no S9+, sendo que a única grande diferença é a ‘S-Pen’. No entanto, ficará extremamente bem servido com qualquer um dos dois aparelhos.