Android: o seu Samsung Galaxy vai ficar com o dobro da memória!

Duplicar a memória do smartphone é algo que todos queremos. Isto porque quanto mais memória ele tiver, melhor funciona! A Samsung está atenta a isto e como tal muitos smartphones Galaxy, inclusivamente os de gama média, vão ter direito a uma duplicação de memória. Aliás, isto já começou a acontecer em Setembro com o Galaxy A52s 5G. Agora seguem-se mais modelos. Mas como é possível que um smartphone Samsung Galaxy fique com o dobro da memória?

Android: o seu Samsung Galaxy vai ficar com o dobro da memória!

Tudo começa com uma função chamada RAM Plus. Na prática ela tem a capacidade de dar ao smartphone mais 4GB de memória. Mas como é que isto é possível? Na realidade o modo de funcionamento baseia-se num princípio antigo muito utilizado nos PCs. A tal memória virtual. Assim transforma-se parte da capacidade de armazenamento em memória RAM. Vai buscar, por exemplo, 4GB ao espaço que o smartphone utiliza para guardar fotos, músicas e outros conteúdos e passa a ser utilizada para a memória.

Samsung Galaxy memória

Graças a isto vamos poder ter mais aplicações a correr em segundo plano e como tal elas vão abrir muito mais rapidamente.

No entanto e apesar da memória virtual ajudar em muitas coisas, não substitui totalmente a memória RAM física do dispositivo. Isto porque é mais lenta.

Seja como for vamos notar muito mais velocidade no carregamento de aplicações, mas isto porque estão sempre a correr em segundo plano. Pelo menos parte.

Entretanto não é possível mexer nesta função. Ou seja, não podemos ajustar a capacidade de memória que temos. Para além disso também não pode ser ligada ou desligada.

Esta função já está a chegar a mais smartphones de gama média e a lista vai aumentar muito em breve. Assim e quando menos esperar vai ficar com esta novidade, ou se calhar até já a tem.

Se quer verificar tem de ir a definições > bateria e dispositivo > memória. Se vir a designação RAM Plus em qualquer parte do ecrã então é porque já tem.

Mas não é só a Samsung que está a fazer isto

Esta ideia não é nada descabida e com tal a Xiaomi está a fazer exatamente o mesmo no MIUI 13. Esta expansão virtual vai dar jeito quando o smartphone tiver pouca memória RAM. Claro que isto não é a coisa mais importante do mundo para os equipamentos que têm muita memória. No entanto, aqueles que não têm vão beneficiar muito com isto.

MIUI 13 memória RAM

Mas que equipamentos terão acesso a este aumento da memória RAM no MIUI 13?

Segundo algumas fontes apenas os dispositivos com chipset Snapdragon 888, 870 e 865 têm direito a esta função. Mas a questão é que os equipamentos que integram estes processadores são de topo. Assim têm muita memória e não precisam de qualquer expansão. Isto prova que esta função vai chegar em breve a muitos smartphones da Xiaomi para além dos que referi acima e isto é uma grande notícia.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados