iOS 15: já é possível reportar fraudes e esquemas na App Store

Há alguns dias, a Apple começou a permitir que os utilizadores dessem uma classificação às apps pré-instaladas. Nisto incluem-se as apps de sistema, como Meteorologia, Safari, e muitas outras. Deste modo podemos dar-lhes uma pontuação tal como com qualquer outra aplicação de terceiros na App Store. Entretanto a loja de aplicações da Apple recebeu agora mais uma alteração significativa. É que agora os utilizadores do iOS 15 podem também reportar fraudes na App Store e isto é sem dúvida bastante importante.

iOS 15: já é possível reportar fraudes e esquemas na App Store

O site The Verge amplificou o tweet de dois utilizadores que revela o surgimento do botão reportar um problema. Isto para listagens individuais na App Store. Quando damos um clique nele, o botão leva os utilizadores para um site externo. A seguir temos direito a uma opção que diz reportar um esquema ou uma fraude.

iOS 15 fraudes

Até aqui os utilizadores só podiam reportar um problema de Qualidade se tivessem caído no esquema e tivessem perdido dinheiro. Assim, não era possível relatar esquemas óbvios sem pagar uma compra na aplicação ou a própria app. Com esta nova mudança, todos os utilizadores terão a oportunidade de sinalizar uma aplicação suspeita, mesmo sem comprar qualquer produto digital da empresa. Ou seja, transformam-se em verdadeiros investigadores.

Lembro que isto só é possível para quem já estiver na última versão do sistema operativo da Apple!

Isto merece destaque se tivermos em conta um fator. A Apple tem apenas 500 moderadores “humanos” para as aplicações, em comparação com os milhares de outras empresas como o Facebook e o Google. No entanto resta agora vermos a rapidez ou eficácia com que a Apple irá responder a estes relatórios de fraudes e outros problemas.

É que não basta introduzir novas funções. É necessário dar-se uma rápida resposta a todas as solicitações para que todas as pessoas ficam satisfeitas.

O que acha disto? Assim conte-nos tudo nos comentários.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados