Samsung está com dificuldades sérias nos 5nm! TSMC já se ri

Por muita brincadeira que se faça com a situação da Intel, que literalmente ficou presa ao processo de 14 durante 6~7 anos, devido a problemas graves nos processos de 10nm e 7nm, isto enquanto a TSMC andava a brincar aos 7 e 5nm, e agora já anda a preparar os 4nm e 3nm…  A realidade é que a produção de semicondutores é uma indústria extremamente complexa! Onde muita coisa pode falhar, seja no desenvolvimento das linhas, ou mesmo na produção propriamente dita.

Dito tudo isto, parece que depois dos relatos acerca do processo de 8nm da Samsung ter algumas falhas e uma taxa de defeito gigantesca. (Daí a falar de stock de placas gráficas NVIDIA RTX 30 ter sido sempre fraco…) Tudo indica que o processo de 5nm não está muito melhor! Afinal de contas, novos relatos apontam para uma taxa de defeito à volta dos 50%!

Samsung está com dificuldades sérias nos 5nm! TSMC já se ri

Samsung 5nm!

Portanto, como deve imaginar, a produção de semicondutores é uma tarefa extremamente complexa, que exige investimentos de ‘biliões’, e claro, todo o cuidado possível e imaginário. Mesmo assim, depois de muito investimento, e de todo o cuidado possível, vai sempre existir uma taxa de defeito associada. O que por sua vez dá origem a chips com defeito mas que podem ser aproveitados para produtos ‘capados’, ou então, chips que irão diretamente para o lixo.

É exatamente por isto que a AMD lançou recentemente o ‘kit AMD 4700S‘, de forma a aproveitar os chips que originalmente foram feitos a pensar na PlayStation 5, mas que devido a problemas no GPU integrado, levaram partes do chip desativadas, e por isso, são agora vendidos como um produto completamente diferente.

Dito tudo isto, vamos falar um pouco sobre a Samsung e o seu processo de 5nm!

Segundo novas informações, a Samsung está novamente com problemas sérios de produção, desta vez nas suas linhas de 5nm. Estamos a falar de uma taxa de defeito à volta dos 50% em cada waffer. Ou seja, em cada 100 chips produzidos numa única ‘bolacha’, apenas 50 irão funcionar em pleno.

Para ter a noção de como a coisa deveria funcionar, os yields deveriam andar pelos 95%! Isto para a Samsung conseguir tirar lucro de todo o investimento nas suas linhas.

Ainda assim, isto não é o fim do mundo para a Samsung. Visto que a equipa de engenharia já está a acompanhar o processo, e está neste momento a tentar arranjar soluções o mais rapidamente possível.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Audi Q4 e-Tron: Um 100% elétrico cheio de confiança

Q4 e-Tron: A Audi tem sido uma das fabricantes que mais tem apostado no segmento dos carros eletrificados, especialmente nos 100% elétricos, algo que...

Jogador do Benfica é um dos melhores em FIFA 22! Mas quem?

O FIFA 22 está quase a ser lançado no mercado! Assim, depois de ter revelado o Overall dos vários jogadores do novo capítulo do...

Ator da Netflix passou-se com os fãs! “Mal educados!”

Tendo em conta que a Netflix é um verdadeiro mar de projetos de grande sucesso acaba por ter muita atenção por parte de vários...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!