O Ryzen 4700S é afinal o processador que dá vida à PlayStation 5


Até há bem pouco tempo, pensava-se que o novo kit Ryzen 4700S que a AMD vai meter no mercado, era na verdade uma versão ‘capada’ do APU que dá vida à Xbox Series X. Mas não, afinal, é o APU que dá vida a ambas as PlayStation 5 que já podemos encontrar no mercado. (Ou não… Encontrar uma PS5 continua a ser uma missão quase impossível.)

O Ryzen 4700S é afinal o processador que dá vida à PlayStation 5

Portanto, graças a novas informações e comparações lado a lado, é agora aparente que o novo kit AMD 4700S, é afinal uma adaptação do APU da PlayStation 5, com o GPU desativado. Afinal de contas, se metermos os dois SoC lado a lado, as semelhanças são mais do que muitas.

Dito tudo isto, em termos de especificações, neste kit temos um processador com 8 núcleos Zen 2 (16 threads), bem como 8GB de memória GDDR6 da Sk Hynix, memória soldada diretamente na motherboard sem possibilidade de expansão (board Mini-ITX). Esta memória chega aos 14 Gbps, isto enquanto o APU propriamente dito chega aos 3.2 GHz.

Infelizmente, o GPU está desativado, existindo um GPU AMD Radeon 550 a cumprir as suas tarefas, no seu lugar. Que claro, é significativamente mais fraco que os núcleos RDNA 2. Especialmente porque esta placa gráfica está limitada a PCIe 2.0 x4.

Qual a razão para se pensar na Xbox Series X, quando é afinal o SoC que dá vida à PS5?

Muito resumidamente, o Fusion Controller é exatamente o mesmo que podemos encontrar no sistema AMD A9-9820, que por sua vez é baseado no APU da Xbox One (Durango). Foi isso que criou toda a confusão.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vamos poder encontrar este kit nas lojas de informática dentro de muito pouco tempo. Interessado? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Rockstar Games tem de fazer alguma coisa relativamente a GTA

Caso não saiba, GTA V fez muito recentemente 8 anos desde que chegou ao mercado, sendo originalmente lançado para a PS3 e Xbox 360...

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!