Embora a Samsung tenha sido o maior produtor de smartphones do mundo nos últimos quinze anos, a diferença entre o gigante sul-coreano e o seu maior rival, a Apple, diminuiu significativamente. Enquanto as remessas trimestrais da Apple crescem, as da Samsung estão a cair, e a diferença de dez anos é bastante chocante. De facto, parece que a Samsung está em queda livre nos smartphones enquanto a Apple sobe.
Samsung em queda: os envios atingem um mínimo de dez anos
De acordo com os dados apresentados pela Stocklytics.com, a Samsung está a enviar atualmente para distribuição menos 36 milhões de smartphones por trimestre do que há dez anos atrás.
Nos últimos dez anos, a Samsung vendeu uns impressionantes 3,1 mil milhões de smartphones em todo o mundo, mais 730 milhões do que a Apple. Apesar de ainda estar muito à frente da sua maior rival, as vendas de smartphones da Samsung têm estado numa trajetória descendente. Entretanto há várias razões para isso.
Em primeiro lugar, o gigante tecnológico sul-coreano trocou os modelos económicos, que outrora impulsionavam grandes volumes de vendas. Isto por modelos topo de gama, como a série Z e o Galaxy S. Ao mesmo tempo, os concorrentes chineses Xiaomi, Oppo e Vivo ganharam terreno, aumentando a sua quota de mercado em regiões onde a Samsung normalmente liderava com dispositivos económicos.
Esta tempestade perfeita de eventos negativos levou a um declínio acentuado nas remessas trimestrais de smartphones da marca coreana.
Entre 2014 e 2019, a empresa enviou entre 75 milhões e 88,5 milhões de smartphones por trimestre. Embora 2019 tenha trazido um declínio acentuado, com as remessas a caírem para 54,2 milhões em meados do ano, esse número recuperou nos seis meses seguintes.
No terceiro trimestre de 2020, os envios da Samsung voltaram a subir para 80,4 milhões, um dos valores trimestrais mais elevados da última década. Mas 2021 trouxe outro declínio, com as remessas a diminuírem 11,5 milhões para 69 milhões no terceiro trimestre. Infelizmente, este foi apenas o início de uma tendência negativa a longo prazo.
As estatísticas mostram que 2022 registou um enorme declínio de 10,8 milhões. Isto fez com que os envios trimestrais da Samsung caíssem para 58,2 milhões nos últimos três meses do ano. Embora os declínios em 2023 e 2024 tenham sido menos graves, os envios trimestrais continuaram a cair 5,2 milhões e 1,3 milhões, respetivamente, em relação ao ano anterior. No quarto trimestre de 2024, o gigante da tecnologia registou 51,7 milhões de fornecimentos, menos 36,8 milhões do que há dez anos e o valor trimestral mais baixo da última década.
Enquanto a Samsung cai, a Apple continua a ganhar terreno
Enquanto a Samsung se debate com um declínio significativo das vendas, a sua maior rival, a Apple, tem registado a tendência oposta. Graças à sua forte fidelidade à marca, ao ecossistema sem falhas e aos ciclos de atualização mais longos, a Apple continuou a aumentar a sua base de clientes, alimentando um crescimento constante. No quarto trimestre de 2024, a Apple forneceu 76,9 milhões de iPhones. Ou seja, menos 14% do que o recorde de 90,1 milhões de fornecimentos no quarto trimestre de 2020. Ainda assim mais 2,4 milhões do que no mesmo período há dez anos.
Além disso, de acordo com os dados da Statcounter, a Apple detinha 27,7% do mercado global de smartphones em fevereiro, ou seja, mais 4% do que no mesmo mês há uma década. Por outro lado, a quota de mercado da Samsung caiu 7% neste período, ficando em 23,5% no mês passado.