Há algumas semanas atrás, noticiámos que a Samsung já estava a preparar o seu próximo SSD topo de gama, de forma a estar pronta para a revolução de mercado que está prestes a chegar, com a chegada de novos processadores, novas motherboard, e claro, novas placas gráficas.
No entanto, ao que tudo indica, o novo Samsung 990 Pro é afinal um SSD PCIe 4.0, e não PCIe 5.0. Isto é mau? Possivelmente não! Afinal de contas, é um SSD que vai ser capaz de levar as potencialidades do padrão PCIe 4.0 ao seu limite.
Samsung 990 Pro: Antes do PCIe 5.0, vamos ter o rei do PCIe 4.0
Portanto, o novo Samsung 990 Pro é afinal um SSD PCie 4.0, no entanto, graças à combinação da nova memória V-NAND, e do novo controlador proprietário da gigante Sul Coreana, é possível chegar a níveis de performance nunca antes vistos no segmentos.
Estamos assim a falar de um SSD capaz de chegar a velocidades de leitura de 7450 MB/s e de escrita de 6900 MB/s. Isto, ao mesmo tempo que também oferece IOPS de 1400K e 1550K (Leitura/Escrita). Nos campos mais importantes para o gaming, isto oferece um aumento de performance superior a 50%, face ao 980 Pro, o atual SSD topo de gama da Samsung.
Mas… Agora temos de fazer a questão… Prefere um SSD PCIe 5.0 de início de ciclo de vida, ou um SSD topo poderoso baseado no mais velhote padrão PCIe 4.0?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!