(Especial) Saiba como otimizar a sua ligação à Internet!

(Especial) Saiba como otimizar a sua ligação à Internet! – Pode ter um PC brutal com um Ryzen 9 5950X, uma RX 6900XT e ainda 32GB de RAM a acompanhar… Mas o que interessa ter todo este poder se depois tem uma Internet que é uma vergonha?

Pois bem, além de uma boa máquina, é também boa ideia ter uma boa ligação à Internet, ou pelo menos perceber o que tem de fazer para tirar todo o sumo da subscrição que paga todos os meses à Vodafone, MEO ou NOS.



(Especial) Saiba como otimizar a sua ligação à Internet em casa

otimizar ligação Internet

Portanto, antes de mais nada, naquilo que pode parecer algo bastante óbvio, é boa ideia tentar conseguir o melhor fornecedor de Internet da sua região. Isto pode parecer um pouco parvo de se dizer… Mas para resumir bem a coisa, pode fazer o ‘tuning’ que quiser no seu carro. Mas se por ventura tiver o motor de um Fiat Panda, é provável que não vá ganhar muita coisa na vida real.

Quão rápida é a sua Internet?

Antes de fazer mudanças, temos de perceber qual é a velocidade teórica máxima e ping que temos no nosso dia-a-dia. O que é o ping? Basicamente, é uma métrica utilizada para quantificar o tempo que a sua ligação demora a enviar pacotes a um endereço IP e claro, a receber uma resposta.

O ping ou lag, é muito provavelmente um dos fatores mais importantes de uma ligação à Internet, especialmente se for um gamer. Por exemplo, se por ventura tiver um ping de 350ms, quer dizer que o seu ataque apenas irá acontecer 350ms depois de ter carregado na tecla. Assim, quanto mais baixo for este número, melhor irá ser a sua performance em jogo.

Claro que existem jogos que sofrem mais com o ping que outros. Mas é sempre bom ter um número baixo neste campo, sendo que algo abaixo dos 50ms já é uma excelente marca.

Dito tudo isto, o ping não é universal, nem depende apenas da sua ligação à Internet, também depende do servidor a que está ligado. Pode utilizar o GameServerPing para testar a sua ligação a um dado servidor de um jogo específico, e assim tentar perceber onde poderá ter uma melhor performance.

Para jogar, tente sempre utilizar um cabo Ethernet!

Eu já perdi a conta às vezes que leitores me pediram ajuda para montar um PC, para depois meter uma placa de rede sem fios na máquina… Epá… Para jogar, tentem usar sempre Ethernet!

O Wi-Fi é uma tecnologia brutal que revolucionou o uso da Internet nas nossas casas, mas para jogar, não importa a qualidade da sua ligação ou o preço do seu router, se possível, utilize sempre cabo! É mais rápido e é mais estável.

Aliás, se por ventura for impossível para si ligar um cabo ao router por estar demasiado longe, existem soluções no mercado como os setups powerline da Devolo que pessoalmente utilizo em minha casa e recomendo.

Entretanto, se por ventura for mesmo impossível ligar-se por cabo ethernet, tente ter uma boa cobertura Wi-Fi, mas evite replicadores de sinais, tente optar por uma boa rede mesh para não perder qualidade de sinal.

Saiba posicionar o seu router (Wi-Fi)

otimizar ligação Internet

O grande problema das redes Wi-Fi é nada mais nada menos que as barreiras físicas como as paredes e tetos se tiver uma casa com mais que um andar. Além disto, temos ainda de ter conta o número de aparelhos ligados, bem como a distância do aparelho em questão ao router.

Por isso, para tirar o máximo partido da ligação, é necessário que o router esteja ligado num espaço aberto com o mínimo de barreiras possível. Ou seja, onde consiga ter o maior alcance possível. (Não meta o router dentro de um móvel!) Similarmente, se apenas tiver um router em casa, também é boa ideia meter numa zona central da casa, para garantir que até na casa de banho tem cobertura.

Use o canal correto (Wi-Fi)

Por vezes, também é boa ideia entrar nas configurações do seu router para mudar algumas coisas. Nomeadamente o canal em uso, algo que terá de analisar através do Wi-Fi Analyzer ou inSSIDer. A ideia aqui é perceber que canais estão mais ‘livres’ para conseguir uma ligação de grande qualidade.

Priorize algumas aplicações dentro do QoS do router

Para garantir que nada falhe dentro de um jogo ou dentro de uma app focada em meetings como o Zoom. Pode entrar dentro da funcionalidade QoS (Quality of Service) do seu router para priorizar certos tipos de tráfego.

Desta forma pode dizer ao router que quer priorizar gaming, navegação web, streaming de conteúdo, etc… Desta forma garante que a grande maioria do ‘sumo’ da sua ligação internet está a ir para aquilo que mais importa.

Mude os servidores DNS e reinicie o seu router

otimizar ligação Internet

Se por acaso nunca mexeu no DNS, é muito provável que esteja a usar os servidores do seu ISP, que infelizmente, regra geral, nunca são nada de especial. Por isso, mudar de servidores DNS poderá resultar numa subida de performance muito significativa, ao mesmo tempo que também melhora a sua segurança enquanto joga ou navega.

Aqui sugiro o uso dos servidores DNS da Google ou da Cloudflare. Para mudar, vá às definições de redes, escolha a sua ligação, vá a propriedades e escolha o protocolo TCP / IPv4. No campo dos endereços IP, mete 8.8.8.8 no primeiro campo e 8.8.4.4 no campo secundário. (Estes são os endereços dos servidores DNS da Google)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub