É muito provável que nestes anos todos a lidar com tecnologia, a sua impressora tenha deixado de trabalhar, que o seu PC tenha ficado tão lento que até o rato mal se mexia, ou que o seu smartphone tenha apresentado um bug tão grave que a sua solução foi… Desligar e voltar a ligar!
Sim, o mítico Reiniciar ou Reboot em bom inglês. É uma solução simples, que a grande maioria dos utilizadores odeia ouvir quando liga para o suporte, mas que resulta! E como já disse várias vezes, em equipa que ganha não se mexe.
Mas tudo isto levanta uma questão… Qual é a razão para o reinício de um aparelho resolver tanta coisa?
Portanto, antes de mais nada, é boa ideia perceber que a grande maioria dos ‘bugs’ acontece quando o sistema em questão encontra um problema do qual não é capaz de recuperar sozinho.
Contudo, um único problema ou ‘bug’, não é o fim do mundo!
Ora imagine a seguinte situação… Vai na autoestrada e de repente tem um acidente à sua frente. O Waze ou Google Maps vai prontamente indicar um caminho alternativo. De forma a ultrapassar todo o trânsito e voltar à autoestrada um pouco mais à frente.
Assim, como já deve ter adivinhado, a coisa começa a complicar quando o sistema começa a ter de lidar com vários problemas ao mesmo tempo. Ou seja, quando os caminhos alternativos também começam a ficar bloqueados.
Desta forma, o sistema computacional, seja uma consola, um PC, um smartphone ou um smartwatch, poderá lidar com um problema de baixa gravidade sozinho, arranjando maneiras alternativas de dar a volta à situação. Contudo, quando o problema é demasiado grave, todo o sistema vai abaixo para basicamente começar tudo de novo, como acontece quando os nossos ‘amigos BSOD’ (Blue Screen of Death) dizem olá.
Em suma, reiniciar ou desligar e voltar a ligar, força o sistema operativo a carregar toda a informação essencial de início, ou do zero. O que claro está, também resolve o problema de ter uma ou mais aplicações a ‘portarem-se’ mal, o que poderá resultar numa experiência mais lenta do que seria habitual, devido ao uso abusivo de recursos como ciclos do processador ou memória RAM.
Por isso, mesmo que o seu aparelho não esteja lento, é sempre boa ideia reiniciar a coisa de vez em quando. De forma a limpar processos do sistema e limpar a própria memória.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.