Sabia que existiram motherboards capazes de suportar AMD e Intel?

Apesar da rivalidade atual, a verdade é que a Intel e AMD partilhavam muita tecnologia nos ‘old days’. (Alianças que eventualmente rebentaram na face da AMD.) Aliás, partilhavam tanto, que houve uma altura em que tivemos motherboards no mercado capazes de suportar processadores de ambas as fabricantes.



Sabia que existiram motherboards capazes de suportar AMD e Intel?

motherboards amd intel
Motherboard Z390

Portanto, tendo sido lançado em Março de 1994, o Socket 5 foi desenhado para a segunda geração (P5) de processadores Intel Pentium, sendo capaz de suportar processadores AMD K5, processadores Cyrix 6×86 e processadores IDT WinChip.

Entretanto, em 1995, tivemos o sucessor ao Socket 5, na forma do Socket 7 (por qualquer razão não existiu Socket 6), que por sua vez era capaz de suportar tudo aquilo que o Socket 5 suportava (através de um adaptador). Curiosamente, a grande diferença entre os dois Sockets estava mesmo num pin extra para dual split rail voltage.

Por fim, tivemos ainda o Super Socket 7 em 1998, que finalmente serviu para a AMD começar a apostar na sua própria plataforma (Slot A). Porquê? Devido a uma guerra com a intel, que resultou na perda do licenciamento dos sockets Intel.


Intel a competir ‘a sério’ com a AMD e NVIDIA já em 2021?

Já muito se falou acerca do projeto Intel Xe da Intel… Primeiramente que seria algo em grande, capaz de encostar a AMD e NVIDIA à parede! E mais recentemente, que era um projeto afinal moribundo, e que devido a isso, a corrida iria ficar limitada apenas a dois cavalos.

No entanto, agora que já estamos bem dentro do ano de 2021, temos cada vez mais informações a apontar para uma Intel com todas as intenções de meter as rivais em sentido! Com uma gama de placas gráficas realmente poderosa, e apelativa para a carteira dos consumidores.

Será que a Intel tem armas para encostar as duas gigantes das placas gráficas à parede? Se tem… 2021 é certamente o ano para entrar com tudo no mercado!

Leia o resto do artigo aqui.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também