Sabe que é um perigo andar muitas vezes com o carro na reserva? 

Os preços da gasolina levam a que muitas vezes vários condutores acabem por andar um pouco na reserva. De facto, é um cenário recorrente para muitas pessoas entrarem no carro e verem a luz de aviso acesa no painel de instrumentos indicando que o veículo está quase sem combustível. Mas sabe que é um perigo andar muitas vezes com o carro na reserva?

Sabe que é um perigo andar muitas vezes com o carro na reserva? 

Para além do risco de ficar encalhado no meio da estrada, não existem perigos imediatos em conduzir com a luz da reserva acesa. Por isso, pode salvar-se uma ou duas vezes se não se puder dar ao luxo de prolongar o seu percurso e visitar a estação de serviço. No entanto, a história pode ser diferente se o seu carro andar na reserva constantemente.

Deixar o depósito de combustível quase vazio é um dos hábitos de condução mais comuns que pode causar danos no motor e noutros compartimentos. Uma das principais consequências a longo prazo de conduzir com pouco combustível é danificar a bomba do automóvel. A gasolina no interior do depósito mantém a bomba de combustível fria e lubrificada. Quando o depósito do veículo está quase vazio, a bomba de combustível já não está submersa em combustível, aumentando a possibilidade de sobreaquecimento. Para manter a bomba de combustível totalmente submersa, é melhor manter o depósito pelo menos 1/4 cheio.

Além disso, a falta de combustível pode resultar numa falha de ignição dos cilindros do motor. Quando se viaja a rotações mais elevadas, o automóvel quer aspirar mais ar e combustível para dentro dos cilindros para aumentar a velocidade e o binário. Se o carro não conseguir bombear combustível suficiente, pode provocar sons de batida no interior do motor e resultar em danos a longo prazo. O ruído de batida do motor é o mesmo problema que ocorre em muitos veículos com turbocompressor se utilizar gasolina normal em vez de premium.

Até onde se pode conduzir?

Embora seja muito diferente de um veículo para outro, pode contar com uma autonomia de 40 e 70 kms com a luz do combustível acesa.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.