RTX 30 vs RTX 40: Qual é a diferença na performance? e no preço?

RTX 30 vs RTX 40: Como estou farto de dizer nas últimas semanas, ignore as baixas de preço no mundo do hardware para PC! Esqueça a queda de preços no lado dos processadores Ryzen, e mais importante que isto, faça exatamente o mesmo, com ainda mais força, com a atual geração de placas gráficas.

Sim, eu percebo, estivemos quase 2 anos sem conseguir comprar uma placa gráfica a preços decentes. Mas não se deixe enganar! Os preços não caíram pela bondade da alma das fabricantes, ou porque a produção melhorou (a crise ainda está bastante ativa), os preços caíram, porque a procura caiu de uma forma extremamente significativa (especialmente no parte do mining), e claro, porque estamos prestes a passar por uma gigantes renovação de gamas de produtos.

- Advertisement -

Mas sabe qual é a diferença? Vamos voltar a levar com preços assustadores?

RTX 30 vs RTX 40: Qual é a diferença na performance? e no preço?

Este é o cooler da RTX 4090 Ti

Portanto, gosta de ‘leaks’? É que se por acaso gosta de um bom leak no mundo dos telemóveis, no mundo do hardware, já sabemos quase tudo quase 1 ano antes do lançamento. Como é agora o caso das NVIDIA GeForce RTX 40! Onde até já temos uma lista de especificações que não deverá mesmo estar muito longe da verdade, bem como um nível de performance esperado. Mas vamos por partes.

Quantas RTX 40 vamos ver no lançamento?

É esperado o anúncio de pelo menos 4 modelos diferentes. Contudo, não vão chegar todos ao mesmo tempo.

A primeira placa gráfica a ser lançada, provavelmente já em Julho, deverá ser a RTX 4090 (24GB), baseada no GPU AD102-350. Posteriormente, vamos dar as boas vindas à mais poderosa RTX 4090 Ti (48GB), por sua vez baseada no AD102-300. Um pouco mais tarde, vamos ter as mais amigas da carteira RTX 4080 (16GB) baseada no AD103-300, e claro, por fim, a RTX 4070 (12GB) baseada no AD104-400.

Quais são os ‘números’? (Especificações técnicas)

A mais poderosa RTX 4090 Ti vai contar com o GPU AD102 completamente desbloqueado, o que por sua vez significa 18432 núcleos CUDA. A ligeiramente mais fraca RTX 4090 fica pelos 16128 núcleos. Posteriormente, temos a RTX 4080 com 10752 núcleos, e a RTX 4070 com 7680 núcleos CUDA.

O número de núcleos de processamento não conta toda a história, porque com a nova arquitetura, o aumento de desempenho vai ser obviamente evidente em toda a gama. Afinal de contas, é esperado que a RTX 4070 chegue ao nível, ou ultrapasse, a RTX 3090 Ti, tanto em performance de rasterização, como também no Ray-Tracing.

Performance esperada

Para ter noção do aumento de performance, é preciso ter noção daquilo que a atual geração é capaz de oferecer.

Pois bem, a RTX 4090 Ti deve conseguir ultrapassar os 100 TFLOPs de performance, com a RTX 4090 a ficar pelos ~90 TFLOPs. Em comparação direta às atuais RTX 30, estamos a falar de um quase triplicar de performance, visto que a RTX 3090 Ti oferece qualquer coisa como 40 TFLOPs, enquanto a RTX 3090 original fica pelos 36 TFLOPs.

Preço e Disponibilidade

placas gráficas

Isto é quase inegável nesta altura do campeonato. As novas placas gráficas vão ser mais caras, comparativamente aos preços de lançamento em 2020. Não creio que vamos ter um repetir da loucura dos anos 2020 e 2021, visto que o mercado estabilizou, e o mining está pela hora da morte.

Além de tudo isto, temos ainda o Wildcard que é a Intel, que também está prestes a meter a sua colher na gigantesca sopa que é o mercado de placas gráficas, e claro, a AMD, que ao que tudo indica, vai ser capaz de impressionar com a sua arquitetura RDNA 3, desta vez, com bom stock de produto.

No entanto, a crise de produção continua a ser uma realidade, tal como é a crescente inflação na Europa, e na verdade, em todo o mundo. Por isso, pode meter um preço 10~20% acima do preço recomendado de lançamento das RTX 30, e rezar muito que a coisa fique por aqui. (Esta é a estimativa de vários leaks, tanto para a AMD como a NVIDIA.)

Quanto ao lançamento, todas as placas gráficas aqui descritas devem ficar disponíveis até ao final do ano. A RTX 4090 vai ser a primeira, já em Julho. Posteriormente vamos ter a RTX 4090 Ti,que vai obviamente servir como TITAN, muito provavelmente em Agosto, e por fim, vamos ter a RTX 4080 seguida da RTX 4070, lá Setembro~Outubro.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.