Como já deve saber, com a chegada dos novos Ryzen 7000 baseados na arquitetura Zen 4 de 5nm, a AMD vai também dizer adeus à velhinha plataforma AM4, que tanto sucesso tem feito no mundo do PC Gaming. Tudo de forma a abrir os braços à nova e renovada plataforma AM5.
Com esta mudança, vamos finalmente dizer adeus aos pinos no lado do processador, como tem vindo a ser habitual nos processadores AMD (Vão ficar agora na motherboards, à semelhança do que acontece na Intel), e claro, vamos dar as boas vindas ao PCie 5.0, e também à memória RAM DDR5.
Mas o que é realmente interessante, é mesmo o número de modelos que vamos ter no mercado, logo na altura do lançamento.
All-in da AMD com os Ryzen 7000? Vamos ter 3 chipsets!
Até aqui tudo bem! Mas, nos últimos tempos, a AMD tem preferido sempre lançar apenas as motherboards baseadas no chipset topo de gama (como o X570), para fazer uma entrada mais premium.
É exatamente por isso que isto é interessante, porque acima de tudo, mostra que os tempos mudaram. A Intel já não anda a apanhar bonés como “no antigamente”, e por isso mesmo, este lançamento tem de correr bem, tem de apresentar bons números de performance, e claro, tem de estar disponível para todos os utilizadores, o mais rapidamente possível.
Assim, a AMD vai lançar três chipsets já na Computex! Um topo de gama (X670E), um de gama média-alta (X670), e finalmente, um de gama média (B650).
X670E? Não será uma versão ‘Lite’? Não meus caros leitores, ‘E’ vem de ‘Extreme’, com este chipset a servir de uma versão especial, claro, levada ao extremo. No entanto, não fazemos ideia do que isto significa na prática. Temos de esperar mais alguns dias pela Computex, que começa no dia 24 de Maio.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!