Apesar de isto ser uma palavra normal para muitos utilizadores, sobretudo os mais habituados a estas andanças nem todos sabem o que é o root. Assim sendo, vamos explicar-lhe o que significa este processo de root ao smartphone Android e dizer-lhe se vale a pena ou não.
Vale a pena fazer root ao meu smartphone Android?
Embora desconhecido para alguns este é um termo muito utilizado no mundo Android. Especialmente porque é uma forma de instalarmos ROMs personalizadas nos nossos equipamentos. No entanto, quem não tem necessidade de fazer estas coisas eventualmente nunca ouviu falar desta expressão.
Fazer root ao smartphone significa termos acesso aos ficheiros de sistema no nosso dispositivo Android. Por defeito, nenhum smartphone Android vem com root. Por isso, se acabou de comprar um dispositivo Android e não fez nada, é provável que não esteja com root.
Os fabricantes fazem-no porque conceder a todos o acesso aos ficheiros de sistema resultaria em muitos problemas. É que há ficheiros que se removidos ou editados de forma errada, podem fazer com que o dispositivo deixe de funcionar. Para além disso abriria a porta a todos os vírus que circulam por aí. Estes são, digamos, os aspetos negativos.
No entanto o root permite fazer também coisas muito boas e é por isso que muitas pessoas optam por fazê-lo. Ainda asim, tem mesmo de saber o que está a fazer. É que na maioria dos casos não é assim tão simples. Para além disso tenham em atenção que ao fazermos acabamos com a garantia.
A forma como podemos fazer root ao nosso smartphone é diferente para cada modelo.
Para alguns dispositivos, pode ser um processo difícil que envolve contornar as funções de proteção do fabricante.
Estou a pensar no bootloader. O bootloader é um software que funciona sempre que liga o seu smartphone Android, e normalmente é bloqueado pelos fabricantes. Com um bootloader fechado, não é possível fazer-se root.
Para outros, pode ser tão simples como ligar o smartphone ao computador e premir um botão. A melhor fonte para isto é sem dúvida o site XDA.
Entretanto assim que fizer root não espere melhorias. De facto, aparentemente, tudo estará igual. A beleza está naquilo que podemos fazer depois deste desbloqueio. De facto, podemos utilizar apps que mudam o comportamento do smartphone, que o deixam mais rápido e até instalar ROMs que alteram por completo o sistema operativo.
Mas há outras coisas que se pode fazer. Lembram-se daquelas apps que vieram com o smartphone e que não nos interessam para nada? É algo que tem o nome bloatware. Ora é possível retirar isso tudo.
Vale ou não a pena fazer root ao smartphone?
É verdade que há desvantagens. Algumas aplicações podem não funcionar sem alguns ajustes por questão de segurança e pode até fazer com que o dispositivo deixe de funcionar se a instalação for mal feita. No entanto pode valer a pena. Ter um dispositivo com root dá-nos total liberdade sobre o funcionamento. Para além disso a instalação de roms personalizadas é uma maravilha.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!