Este é o erro no WhatsApp que todos costumamos fazer

Hoje em dia é muito difícil encontrarmos alguém na rua ou em casa que não esteja com o smartphone na mão. Isto a não ser que estejamos a fazer outra coisa qualquer. No entanto isto leva-nos a cometer erros, em alguns casos, graves como revela o jornal inglês Mirror. De facto há um erro no WhatsApp que todos costumamos fazer e não devíamos. Isto para não quebrarmos a netiqueta, ou dito de outra forma, as regras de convivência do mundo digital.

Este é o erro no WhatsApp que todos costumamos fazer

De acordo com as regras da netiqueta podemos estar a quebrar uma grande regra quando enviamos uma mensagem a colegas ou amigos. É que muitas pessoas consideram rude o envio de mensagens depois das 9 da noite. Sobretudo quando continuamos a fazê-lo pelas 10 e por aí fora.

- Advertisement -

smartphone

Quem o diz é uma especialista em netiqueta, Liz Wyse. É desadequado fazer chamadas ou enviar mensagens no WhatsApp a partir das 9 da noite. Isto porque as pessoas gostam de começar a relaxar em frente à TV ou a fazer outra coisa qualquer a partir desta hora. Dito isto, o envio de mensagens pode perturbar esse comportamento.

Mesmo que o telemóvel esteja em silêncio ainda podemos ser incomodados pelo facto de o ecrã acender.

erro no WhatsApp

Ainda assim no caso de se tratarem de amigos esta situação ainda pode ser desculpada. Afinal de contas nem todos temos os mesmos hábitos. No entanto no caso de serem colegas de trabalho a situação é mesmo imperdoável.

Reagir a estas coisas não é fácil, especialmente se não gosta mesmo de receber mensagens depois das nove. No entanto existe uma forma muito fácil de lidarmos com estas situações. Basta só respondermos a essas mensagens no dia seguinte. Deste modo estamos a enviar uma clara mensagem às pessoas de que não vale a pena sermos contactados depois das nove da noite.

Seja como for nem todos somos iguais e enquanto algumas pessoas podem não gostar, muitas não se importam de ser contactadas a toda a hora, especialmente se pertencerem a uma camada mais jovem.

De que lado está? Não se importa ou não quer mensagens depois das nove da noite? Conte-nos tudo nos comentários.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.