Inicio Android Review Oppo A91 - A média gama está cada vez melhor!

Review Oppo A91 – A média gama está cada vez melhor!

Apesar de ser uma marca recente no mercado Português, a Oppo é uma das fabricantes mais imponentes no mundo dos smartphones, com uma cota parte gigante das vendas mundiais. Em suma, apesar de toda a sua importância, é muito provável que tenha ouvido falar muito pouco desta marca. Certo? Provavelmente sim, até porque onde a marca aposta forte e feio, costuma ser no mercado Chinês. Contudo, isto está a mudar e a empresa quer alargar as fronteiras, o que são inegavelmente boas notícias.

Dito isto, o modelo que tive em teste foi o recente OPPO A91, um aparelho de gama média que me volta a confirmar algo que sinto há algum tempo… A gama média está cada vez mais incrível!

Este modelo da gama ‘A‘ combina um preço aliciante a boas especificações. Afinal de contas, temos 128GB de armazenamento UFS 2.1, 8GB de RAM e o SoC P70 da MediaTek. Mas calma, apesar do CPU ser da MediaTek, o seu desempenho e autonomia conseguiu cumprir os resultados esperados neste equipamento.

Um fato curioso! A OPPO é a “mãe” da famosa criadora dos “Flasgship Killers”, a marca Oneplus.

Oppo A91 

Review Oppo A91 – A média gama está cada vez melhor!

Ecrã e Design

O design escolhido pela OPPO para o A91 é algo que me agradou bastante. Afinal de contas, apesar do seu tamanho grande, a marca conseguiu manter o telemóvel fino e leve. Algo que torna o equipamento muito confortável na utilização diária, oferece-lhe um ‘feeling premium’, e claro, cabe em qualquer bolso.

Quanto aos números, temos aqui as medidas de 160mm, 73.3mm e 7.9mm com um “peso leve” de apenas 172 gramas!

Assim sendo, os números aqui não enganam! Além do equipamento garantir um feeling muito bom na mão também irá garantir que não fica cansado. Ao fim ao cabo, temos aqui também a popular curvatura traseira.

Oppo A91 

Ecrã

Quanto ao seu ecrã, temos um painel AMOLED de 6.4 polegadas com o recorte para a câmera frontal no centro do equipamento. A notch gota de água foi conseguida de forma a não ser intrusiva no ecrã, sendo exatamente o mesmo design que encontramos no OnePlus 7T.

O resultado deste painel? Ora bem, boas cores e uns pretos profundos que são esperados neste tipo de ecrã OLED.

Debaixo do ecrã temos um sensor de impressões digitais! Onde posso afirmar que é facilmente o segundo mais rápido que alguma vez testei. Mas, tal como o Xiaomi Mi 10 5G, este sensor poderia estar localizado muito mais acima para um pouco mais de conforto.

Entretanto, não se deixe enganar por ter apenas 60Hz ou a falta de HDR+10, é que sem comparar lado a lado, as diferenças são quase nulas no dia-a-dia.

Oppo A91 

Entretanto, temos as laterais do equipamento!

No seu lado direito o botão On/Off, no lado esquerdo os botões Volume +/- e o slot capaz de albergar Dois cartões SIM e ainda um cartão SD, tudo ao mesmo tempo. Na parte superior, temos apenas um microfone e na parte inferior, a entrada USB Type-C, a entrada de Aux 3.5mm (cada vez mais rara), outro microfone e o altifalante principal.

Curiosamente, desta forma, é possível expandir o armazenamento o armazenamento sem interferir com a capacidade Dual-SIM!



Em seguida, na sua traseira, temos um módulo quadruplo de câmeras com o flash logo ao lado. A localização do módulo nunca me deu problema com dedadas e a sua saliência não é demasiado intrusiva. Mas falando em dedadas, a traseira deste equipamento é um autêntico íman!

Contudo, dito isto, temos no interior da caixa uma capa que garante segurança mas mesmo tempo que retira a pega agradável do equipamento.

Oppo A91 

Potência e Performance – Oppo A91

Nos dias de hoje, um bom smartphone tem de aliar o bom design a um hardware à sua medida. Dito isto, a OPPO decidiu recorrer à MediaTek e colocar o Helio P70 de 12nm no A91. O que quer isto dizer?

Ora bem, se formos diretos aos números em Benchmark como o Antutu e GeekBench, os valores deste CPU deixam imenso a desejar! Especialmente, se o colocar contra o Snapdragon 765 que para mim seria a escolha ideal aqui.

Contudo, o MediaTek Helio P70 não se deixa abalar pelos números e apesar de ficar atrás em benchmark. Este SoC já demonstrou em vários testes uma maior velocidade na abertura de aplicações.

Resumidamente, não obtive a melhor experiência gaming em jogos pesados neste equipamento, mas o uso diário foi sempre fluído. Afinal de contas, abriu todo o tipo de aplicações de forma rápida e conseguiu acima de tudo manter uma boa autonomia.

Oppo A91 

Bateria e Autonomia

Antes de mais nada, vou já informar que sou um utilizador que “abusa” diariamente do smartphone. No entanto, este equipamento nunca me deixou na mão. O que curiosamente não estava à espera, devido à utilização de um chip de 12nm da Mediatek.

Assim, posso afirmar que num uso modesto, o Oppo A91 garantiu-me facilmente atingir os 2 dias de utilização! Isto enquanto é perfeitamente possível aguentar um dia inteiro com um uso mais pesado.

Quando necessitei de voltar carregar a bateria de 4025 mAh o carregador VOOC Flash Charge 3.0 de 20W incluído na caixa fez o seu trabalho sempre a rondar 60 a 90 minutos. Para terminar no campo da autonomia, tenho a confirmar que o carregamento Wireless ficou guardado na gaveta e não chegou a este equipamento.

Oppo A91 

Áudio e Câmeras

A nível de áudio, temos aqui um equipamento que não o vai dececionar, as chamadas têm qualidade mesmo a 100% do volume. No entanto, o único altifalante é algo que ficou aquém do que esperava nesta gama de preços.

O som das musicas não distorce mas tem uma tendência enorme nos agudos o que torna o som menos agradável de ouvir. Aliás, para o preço o som não é mau mas falta-lhe mais grave e médios no altifalante principal.

Oppo A91 

Câmeras

O novo OPPO A91 conta com um módulo quadruplo traseiro muito interessante para o seu preço. Ou seja, as fotografias são de qualidade média, onde apenas o sensor principal de 48MP e a câmera frontal de 16MP são capazes de agradar imenso.

Dito isto, como é de esperar nesta gama de preços, as câmeras secundárias têm menor detalhe e o equipamento entra em esforço nas fotos noturnas. Afinal de contas, na traseira temos o sensor principal de 48MP, ultrawide 8MP, 2x zoom 2MP e um sensor de profundidade de 2MP.

Assim sendo, veja os resultados deste equipamento nas fotos em baixo.

Review Oppo A91 – A média gama está cada vez melhor! – Conclusão

Oppo A91 

A Oppo está neste momento a querer apostar forte e feio no mercado de smartphones Europeu. Ao fim ao cabo, a sua gama “A” é a prova disto mesmo. Assim, este A91 consegue além das especificações oferecer uma experiencia boa diária incrível para o entusiasta menos exigente.

O equipamento é leve, tem boa autonomia, conta com um ecrã AMOLED e tira boas fotos nas condições mais fáceis!

Contudo, o seu preço a rondar os 300€ poderia ser um pouco mais baixo, e claro, o CPU peca pela fraca performance em jogos mais pesados.



Em suma, a escolha deste SoC para um equipamento deste preço é algo que deixa algo a desejar. Sim, é verdade que o CPU conseguiu surpreender na utilização diária, mas a verdade é que nesta gama de preços uma oferta Snapdragon seria muito mais apetecível.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Como é que um serviço de IPTV Pirata arranja o sinal de TV?

Se por acaso é fã mundo do IPTV, mais concretamente do IPTV Pirata, é provável que já saiba um pouco de como tudo isto...

iPhone na Europa: Mais caro, mais lento e com símbolos diferentes?

O iPhone 12 está a ter sucesso nas mãos dos reviewers, e muito provavelmente também irá ser um sucesso comercial um pouco por todo...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...

Já existe pessoal a personalizar a PlayStation 5 por 40$!

Gosta do design da PlayStation 5, mas gostava de ter um outro esquema de cores? Pois bem, a mais recente consola da Sony vai...

Bugatti vai revelar novidades na próxima semana, um 100% elétrico!?

Quando pensamos na fabricante capaz de criar um carro de serie mais potente, rápido e luxuoso do mundo o nome Bugatti é o primeiro...