E tal como previmos há umas semanas, o mercado português (e brasileiro) começa a ter uma dimensão muito interessante e surgem jogos traduzidos para a nossa língua. É o caso de Return to Holy Tower, divertido puzzle criado para o ZX-Uno, inspirado em Escape From the Holy Tower, que surgiu para o Spectrum em 2016, tendo a Leak e Planeta Sinclair o exclusivo da review em primeira mão.
Para quem não conhece a versão do Spectrum, assumimos em Holy Tower a pele de um explorador que foi encerrado numa torre maldita, repleta de armadilhas, portas que necessitam de ser desbloqueadas, teletransportadores, imans que roubam chaves e que constituem uma verdadeira dor de cabeça, entre outros obstáculos. Além disso temos que apanhar em cada nível todas as moedas de ouro, única forma de darmos com a porta de saída e podermos avançar para uma nova sala.
Para podermos escapar temos que delinear muito bem o caminho que vamos fazer, pois um passo em falso, e poderemos ficar bloqueados, não restando outra alternativa senão recomeçar o jogo. Mas existem mais razões para ponderarmos muito bem o traçado. Por um lado, existem espigões estrategicamente localizados, que se temos a infelicidade de lhes tocar, perdemos um pouco de energia (representada por corações). Por outro, o número de passos que podemos dar também é limitado (representado por um relógio), não obstante ao longo do caminho podermos encontrar “tempo” extra.
Para completarmos a missão teremos que ultrapassar 84 níveis, que vão gradualmente subindo de dificuldade. E tal como em Escape From the Holy Tower, também aqui temos um pacote de níveis extra, acessíveis através do menu inicial. Mas o melhor de tudo é a existência de um editor de níveis que nos permite criar cenários ao nosso gosto, contribuindo para aumentar em muito a longevidade deste divertido jogo.
Comparativamente com a versão para o Spectrum, nota-se claramente uma grande evolução ao nível gráfico e de som, aproveitando ao máximo as potencialidades do Zx-Uno. É também um jogo que nos faz usar intensivamente as células cinzentas, sendo indicado para todos aqueles que gostam de um bom puzzle, onde mais que a rapidez nos dedos, o que interessa é mesmo usar a cabeça.
A versão portuguesa de Return to Holy Tower foi criado em exclusivo para a Lisboa Games Week (que decorre entre 16 e 19 de novembro), sendo distribuído pela RetroShop.pt.. Se visitarem a feira, dirijam-se à banca da RetroShop (onde também estará a Leak e Planeta Sinclair), e poderão adquirir esta versão exclusiva e limitada, indicada para todos os colecionadores, e que certamente irá ser bastante valorizada no futuro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!