Faça estas alterações às definições de rede do Windows 11

Longe vai o tempo em que não precisávamos de uma ligação à rede ou à Internet no computador. Pelo menos que estivesse sempre ligada. Hoje em dia é algo absolutamente necessário e como tal temos de ter tudo bem configurado para a podermos aproveitar ao máximo. É que ninguém quer uma ligação lenta e com falhas. Assim há três alterações na rede do seu computador que deve fazer para garantir que tudo corre bem no Microsoft Windows 11 e não só.

Faça estas alterações às definições de rede do Windows 11

Desligar a limitação de acesso à Internet

O Windows 11 vem com uma funcionalidade que ajuda a poupar dados. No entanto, pode ser a razão principal para uma ligação lenta à internet. Terá de desativar este sistema para recuperar a velocidade.

Assim vá a definições, depois a Rede e Internet e a seguir em Wi-Fi ou Ethernet verifique se a opção ligação com tráfego limitado está desativada.

rede do Windows 11

Altere a largura de banda reservada para o Windows

No Windows, 20% da largura de banda da internet está reservada para serviços relacionados com o Windows, enquanto 80% são utilizados para as tarefas gerais. Mas podemos mudar a largura de banda para aumentar a velocidade da internet.

Vá ao executar e escreva gpedit.msc. Depois clique em Ok.

Escolha modelos administrativos e depois abra a pasta rede.

Clique duas vezes no Agendador de Pacotes QoS.

Em Limitar largura de banda reservada caso esteja configurado escolha não configurado.

Escolher a rede Wi-Fi correta

O router Wi-Fi transmite o sinal em duas bandas, 2.4GHz e 5GHz. Cada banda opera numa frequência diferente, e dentro de cada uma há diferentes canais que também transmitem em frequências bastante diferentes. A banda de 2.4GHz transmite Wi-Fi de menor qualidade que pode viajar mais longe, enquanto a banda de 5GHz transmite Wi-Fi de maior qualidade que é mais suscetível a interferências ou interrupções.

Assim se estiver muito perto do router talvez seja boa ideia optar por uma rede 5GHz. Se estiver mais longe é preferível usar uma ligação de 2.4GHz.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Se anda de trotinete pode ter de pagar estas multas!

Não há dúvida que as trotinetes são bastante úteis....

AMD Ryzen 7 7700X sorriu para as câmeras!

Como deve saber, a AMD está a preparar-se para...

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.