Faça estas alterações às definições de rede do Windows 11

Longe vai o tempo em que não precisávamos de uma ligação à rede ou à Internet no computador. Pelo menos que estivesse sempre ligada. Hoje em dia é algo absolutamente necessário e como tal temos de ter tudo bem configurado para a podermos aproveitar ao máximo. É que ninguém quer uma ligação lenta e com falhas. Assim há três alterações na rede do seu computador que deve fazer para garantir que tudo corre bem no Microsoft Windows 11 e não só.

Faça estas alterações às definições de rede do Windows 11

Desligar a limitação de acesso à Internet

O Windows 11 vem com uma funcionalidade que ajuda a poupar dados. No entanto, pode ser a razão principal para uma ligação lenta à internet. Terá de desativar este sistema para recuperar a velocidade.

Assim vá a definições, depois a Rede e Internet e a seguir em Wi-Fi ou Ethernet verifique se a opção ligação com tráfego limitado está desativada.

rede do Windows 11

Altere a largura de banda reservada para o Windows

No Windows, 20% da largura de banda da internet está reservada para serviços relacionados com o Windows, enquanto 80% são utilizados para as tarefas gerais. Mas podemos mudar a largura de banda para aumentar a velocidade da internet.

Vá ao executar e escreva gpedit.msc. Depois clique em Ok.

Escolha modelos administrativos e depois abra a pasta rede.

Clique duas vezes no Agendador de Pacotes QoS.

Em Limitar largura de banda reservada caso esteja configurado escolha não configurado.

Escolher a rede Wi-Fi correta

O router Wi-Fi transmite o sinal em duas bandas, 2.4GHz e 5GHz. Cada banda opera numa frequência diferente, e dentro de cada uma há diferentes canais que também transmitem em frequências bastante diferentes. A banda de 2.4GHz transmite Wi-Fi de menor qualidade que pode viajar mais longe, enquanto a banda de 5GHz transmite Wi-Fi de maior qualidade que é mais suscetível a interferências ou interrupções.

Assim se estiver muito perto do router talvez seja boa ideia optar por uma rede 5GHz. Se estiver mais longe é preferível usar uma ligação de 2.4GHz.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.