Inicio Especiais (Internet) Sem fios (Wi-Fi) vs Cabo (Ethernet) : Vantagens e Desvantagens

(Internet) Sem fios (Wi-Fi) vs Cabo (Ethernet) : Vantagens e Desvantagens

É inegável que hoje em dia acedemos muito mais à Internet pelos vários serviços de redes sem fios disponíveis, do que pelo tradicional e confiável cabo Ethernet. É o portátil por Wi-Fi, o smartphone por Wi-Fi ou redes 4G/5G, etc… Tudo isto são casos que fazem sentido, um aparelho sem fios mobile, pode e deve ligar-se sempre que possível a uma rede sem fios!

No entanto, tenho muito boa gente que me pede builds para montar PCs super interessantes para trabalhar ou para jogar, e depois querem meter uma placa de rede sem fios! É aqui que levo a mão à cabeça e pergunto “Porquê que queres fazer isto à tua vida? Usa cabo!”

Entretanto, tudo isto levanta uma questão! Tendo em conta a qualidade da Internet atual, quais são as vantagens e desvantagens das redes Wi-Fi em relação ao tradicional cabo Ethernet?

Wi-Fi vs Ethernet: Vantagens e Desvantagens

Wi-Fi vs Ethernet

Antes de mais nada, para dar algumas luzes sobre o assunto à malta que percebe menos da coisa, uma rede sem fios de Internet partilha a mesma ligação de forma remota, oferecendo ainda a partilha de ficheiros ou de outros recursos, como por exemplo uma ou mais impressoras ligadas à rede.

Assim, possibilitam que qualquer aparelho mobile (smartphone, portátil, tablet, etc…) andem pela área coberta pela rede sem nunca perder conectividade com a Internet. No entanto, também trazem algumas desvantagens associadas, especialmente em comparação com as redes com fios, que não só oferecem velocidades superiores, como também mais estabilidade, e claro, mais segurança.

Mas vamos por partes!

Vantagens de uma rede sem fios

  • Liberdade de movimentos na área coberta
  • Partilha de ficheiros ou outros aparelhos ligados à mesma rede sem uso de cabos
  • Cabos? O que é isso?
  • Facilidade de entrada na rede
  • Caso tenha um café ou restaurante com uma rede sem fios aberta, poderá potenciar ainda mais o seu negócio
  • Número virtualmente ilimitado de utilizadores. (Depende da rede)

Desvantagens de uma rede sem fios

  • Ligações menos seguras, as vulnerabilidades de segurança nas redes Wi-Fi são um perigo constante.
  • As velocidades em relação ao cabo ficam um pouco aquém
  • Qualidade do sinal poderá baixar consoante os obstáculos da sua casa ou escritório (paredes, móveis, portas, etc…)
  • Qualidade do sinal baixa consoante a distância ao ponto de acesso.
  • Menos estabilidade na ligação
  • Ter uma rede sem fios de qualidade é muito mais caro que ligar um simples cabo ao router.

Conclusão

Em suma, se por acaso apenas faz um trabalho de produtividade, ou quer fazer um consumo leve de conteúdo multimédia e pode estar perto do ponto de acesso, uma ligação sem fios faz todo o sentido.

No entanto, se precisa de usar a rede forte e feio, ao fazer downloads pesados, ligação a servidores externos, ou quer jogar com menos lag… Por amor de Deus use um cabo ethernet! Tem de furar a parede? Não quero saber, vale a pena! Especialmente se estivermos a falar de um PC Desktop que nunca irá sair do sítio.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Google Fotos acaba de receber uma novidade! Já a encontrou?

A Google não para de atualizar as suas aplicações. Quer seja, o Maps, o Gboard, o Lens, ou outras, tudo tem merecido a atenção...

Joga Marvels Avengers? Um patch corrigiu 1000 bugs no jogo!

Marvels Avengers foi lançado há pouquíssimo tempo no mercado. No entanto, tendo em conta que jogos Online têm e terão sempre bugs à mistura,...

Depois de Iron Man também teremos um novo capitão América?

A Marvel tem mudado quase tudo quando o assunto são de facto novas caras no elenco do próximo filme dos Avengers. Afinal de contas,...

O iPhone 12 não vai ter direito a um evento ‘massivo’!?

O CEO da gigante AT&T parece ter uma opinião bastante curiosa em relação ao lançamento do iPhone 12 no próximo mês. Afinal de contas,...

É este o potencial da PlayStation 5? Miles Morales a 60FPS!

A PlayStation 5 está prestes a chegar às prateleiras em duas versões, a versão 'normal' de 499€ e a versão 'Digital Edition' de 399€....